7 de maio de 2026

Organização criminosa do tráfico internacional de drogas é alvo de operação da PF em MS

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (17), operação da Polícia Federal, contra um grupo do tráfico de drogas internacional e lavagem de dinheiro. A Operação Fênix cumpre mandados em Ponta Porã e Campo Grande. Carros de luxo foram aprendidos durante a operação, assim como, toneladas de maconha.

O grupo criminoso era responsável por internacionalizar a maconha, a partir da cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai com carregamentos que tinham como destino inicial Campo Grande. Depois a maconha era enviada para outros estados do Brasil. Além disso, a organização criminosa realizava a lavagem de dinheiro com a venda da droga, através do comércio e financiamento de veículos utilizando para tanto empresas localizadas nesta capital.

Durante as investigações foram 12 apreensões de carregamentos de entorpecentes, que totalizaram cerca de 21 toneladas de maconha, além de 18 integrantes do grupo criminoso presos em flagrante por tráfico de drogas.

Ainda foi apreendida a quantia de R$ 68 mil 546 em espécie durante as abordagens. Os mandados expedidos pela 5ª Vara Federal de Campo Grande buscam confirmar a ligação entre os membros da organização criminosa, reforçar os indícios de lavagem de dinheiro, apreender bens de alto valor e individualizar a conduta de cada agente.

Nome da operação

O nome da operação faz referência ao significado de Fênix, ressurgimento das cinzas, haja vista que boa parte da organização criminosa foi investigada e presa no ano de 2009, pela DRE/DRCOR/SR/PF/MS na Operação Litoral pela prática dos mesmos crimes investigados.

Populares da Semana

Após Minas confirmar 1ª suspeita de coronavírus, MS define estratégias

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) o primeiro caso suspeito...

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

Dois vizinhos de um condomínio saíram na porrada dentro de um...

Reinaldo Azambuja entrega 11 veículos para fortalecer políticas públicas de promoção à cidadania

Para fortalecer as políticas públicas, o governador Reinaldo Azambuja...

Nelsinho libera R$ 800 mil para Iguatemi

O senador Nelsinho Trad (PSD), as últimas horas do...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares