26 de setembro de 2026

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

É São João em . As ruas estão coloridas e a população animada com uma das mais tradicionais e aguardadas festas populares da região. No horizonte, céu azul durante o dia e estrelado à noite. Poderia ser só o cotidiano, mas o cenário é motivo de alegria extra para quem vivia o ‘apocalipse’ em 2024.

No ano passado, um vídeo da festa popular na  de  com a Bolívia ganhou repercussão nacional. Enquanto as comemorações aconteciam em Corumbá, com show e dança, o Pantanal era consumido pelas chamas.

O contraste do fogo alto no horizonte, da fumaça no céu e da festa acontecendo às margens do Rio Paraguai gerou muitas visualizações e críticas pelo país. A questão é que quem vive por lá afirma que, apesar de muito grave, conviver com o fogo e a fumaça é rotina nessa época do ano.

 

É fato que 2024 foi atípico no pior sentido da palavra. Milhares de hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas no Pantanal, a fumaça encobriu boa parte do Estado por vários meses e deixou muitas consequências. Mato Grosso do Sul fechou 2024 com mais de 13 mil focos de queimadas, o pior cenário em 22 anos.

Fogo e festa de São João. (Montagem: vídeo das redes sociais e foto de Clóvis Neto, Prefeitura de Corumbá)

Apocalipse a Gênesis

A tradicional descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz, em Corumbá, vai acontecer em 2025, como todos os anos. Mas, agora, a previsão do tempo indica temperatura variando entre 17°C e 30°C no feriado, ou seja, clima ameno e pouquíssimos focos de queimadas ativos.

Em 2024, Mato Grosso do Sul viveu uma crise hídrica histórica. Faltou água da chuva, nos rios e em toda a biosfera pantaneira. Aliado ao calor, o cenário favoreceu as queimadas, levando ao patamar de recorde nos focos.

Por enquanto, 2025 também se mostra atípico, mas positivamente. Choveu bem no início do ano, os rios estão cheios, o clima está ameno e as queimadas estão controladas e muito aquém dos números de 2024.

Para se ter ideia, os números do Inpe mostram a diferença entre os anos. Em maio de 2024, Mato Grosso do Sul registrou 302 focos de queimadas; no mesmo mês de 2025, foram 132 focos. Já em junho, as queimadas explodiram, com 2.737 focos de queimadas em 2024. Até o dia 17 de junho de 2025, haviam sido registrados 95 focos de queimadas no Estado.

Populares da Semana

Rapaz de 24 anos tem parada cardíaca e morre eletrocutado em chácara de MS

Morreu eletrocutado, neste domingo (17), Luiz Fernando Rodrigues da...

Encerradas convenções, partidos têm até dia 15 de agosto para registrar candidaturas em MS

Encerrou, nesta segunda-feira (5), o prazo para que todos...

PRF apreende 26 fuzis durante abordagem a caminhão no Paraná

Maior apreensão de fuzis da história na fronteira A Polícia...

Antônio João morre em Campo Grande

Antonio João Hugo Rodrigues, jornalista, ex-diretor do Correio do...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares