10 de agosto de 2026

Senado aprova proibição de uso de celular nas escolas

“A medida busca proteger nossas crianças e jovens, garantindo que aproveitem ao máximo o tempo de estudo e convivência”, afirmou Tereza Cristina

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 18/12, projeto de lei originário da Câmara dos Deputados que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas.

O texto permite o uso em atividades pedagógicas. A proibição vale já a partir de 2025 para a educação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio. A medida vai à sanção presidencial.

O relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), deu parecer favorável ao Projeto de Lei 104/15, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), alvo de um substitutivo apresentado pelo deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ).

A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), votou favoravelmente à medida. “Temos visto um movimento crescente no Brasil e no mundo para proibir o uso de celulares nas escolas – e não é por acaso. Pesquisas mostram que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos está diretamente ligado a prejuízos à saúde física e mental dos nossos jovens, além de comprometer a concentração e o aprendizado”, avaliou a senadora.

“A escola deve ser um ambiente de foco, interação e desenvolvimento. O equilíbrio é essencial, e essa medida busca justamente proteger nossas crianças e garantir que elas aproveitem ao máximo o tempo de estudo e convivência”, completou. “O projeto deve ser colocado em prática logo e se transformar em política pública”, afirmou, ao encaminhar seu voto.

O projeto prevê exceções. Fica permitido usar o celular nas seguintes hipóteses:

em situações de “estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior”;

para garantir direitos fundamentais;

para fins estritamente pedagógicos, em todos os anos da educação básica; e

para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

Na Câmara, Ferreirinha citou exemplo bem-sucedido do Rio de Janeiro, onde o uso já é proibido há um ano nas 1.557 unidades escolares, para defender a proposta. “A gente está falando de algo que está destruindo a infância das nossas crianças”, afirmou.

No Senado, a maioria dos parlamentares considerou a medida benéfica para os estudantes, os professores e as famílias. Apenas o PL mostrou-se contrário à integralidade do texto do relator. O senador Rogério Marinho (PL-RN) defendeu que a proibição deveria ser gradual e não alcançar o ensino médio. A emenda de Marinho foi rejeitada por 42 votos a 16.

Saúde mental

O texto aprovado determina que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos da educação básica, apresentando a eles informações e treinamentos sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento psíquico, incluindo o uso intensivo dos celulares.

Os estabelecimentos deverão, por fim, disponibilizar espaços de escuta e acolhimento para receber alunos e funcionários que estejam em sofrimento psíquico, principalmente decorrente do uso imoderado de telas. Fonte: Diário MS News

Populares da Semana

Balanço: Respeito e trabalho marcam gestão na ALEMS

Mais um ano encerra na Assembleia Legislativa de Mato...

Em Amambai Eduardo Riedel declara apoio incondicional a Janete Córdoba

A Gazeta Durante um comício realizado na noite dessa sexta-feira,...

Com 1 mil vagas, Vestibular UFGD 2027 está com inscrições abertas até setembro

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com inscrições...

Em MS, 136 candidatos chegam na véspera das eleições com registro em xeque na Justiça

Pelo menos 136 candidatos a prefeito, vice ou vereador...

Assistência Social de Iguatemi realizou III Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fonte-Kidão da Ascom/Igt. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa...

Agosto Lilás: Guaíra promove ação especial pelos 20 anos da Lei Maria da Penha

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Senador Nelsinho Trad diz que desistiu da candidatura para não rachar o grupo político

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou, em entrevista à...

Governo de Mundo Novo promove reunião de alinhamento entre Executivo e Legislativo

#mundonovo Encontro reuniu prefeita, vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores e...

Copasul investe R$ 1 bilhão em indústria de processamento de soja entre Naviraí e Juti

Maior investimento da história da cooperativa, empreendimento às margens...

Semana da Regularização do MEI em Itaquiraí

De 24 a 28 de agosto, a Sala do...

Senar leva atendimento odontológico gratuito para a área rural de Mundo Novo

#mundonovo O Governo de Mundo Novo, em parceria com o...

Audiência Pública – Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal...

Thay Night 4 foi realizado com sucesso em Eldorado

No último sábado, 8 de agosto, foi realizada, na...

Artigos Relacionados

Categorias Populares