12 de agosto de 2026

Refis é aprovado para perdoar até 100% de multas de 400 empresas inadimplentes

Passou por unanimidade o projeto de lei do Poder Executivo que garante o Refis do MS Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda). Os deputados estaduais aprovaram por 18 a 0 o texto que segue para redação final após sofrer emendas.

A proposta chegou na Assembleia Legislativa no dia 10 de fevereiro e garante que empresas que não quitaram os débitos até o dia 31 de janeiro de 2021 possam fazer o pagamento parcelado em até 24 vezes, com redução da multa moratória e do juros da mora correspondente.

O contribuinte precisa, no entanto, formalizar a adesão até o último dia do segundo mês subsequente da publicação desta lei. As empresas também poderão receber novo prazo para adesão ao programa e garantir incentivos e benefícios fiscais de crédito.

Se sancionado o texto, o grupo de mais de 400 empresários inadimplentes é mais um a conquistar um presentão do governo estadual. Eles podem conseguir a oportunidade de descontos de 100% nas multas para pagamento à vista.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) o texto é um Refis das contribuições do FAI (Fundo Estadual de Apoio à Industrialização) e do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado). Não foi divulgado o valor total da dívida que será perdoada com os descontos.

A medida estende aos empresários os mesmos benefícios dados para os contribuintes com débito de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ITCD ( Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação). A justificativa do governo é dar uma oportunidade para quem teve problema em adimplir as contribuições neste período de pandemia do novo coronavírus.

Regras – O empresário que está com dívida de janeiro de 2018 a 31 de janeiro de 2021 pode se beneficiar com o projeto. A proposta vai garantir o desconto de 100% da multa e dos juros de mora correspondente para quem pagar a dívida à vista.

Quem optar pelo parcelamento de duas a 12 vezes terá desconto de 80% em cima do valor total. Já os contribuintes interessados em parcelar de 13 a 24 vezes vão garantir desconto de 60% na multa e no juros de mora correspondente.

Também foi estabelecido que a primeira parcela não poderá ser menor que o valor de 10 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Hoje o valor cobrado é de R$ 36,71 a unidade.

Já cada parcela cobrada após o início do pagamento será atualizada monetariamente e acrescida de juros de mora, no dia seguinte ao vencimento da primeira. O empresário que atrasar o pagamento de qualquer parcela em 60 dias terá o acordo rompido.

Também terá suspensão automática do benefício fiscal, por 12 meses consecutivos, quem faltar com o pagamento após 3 meses consecutivos, ou não.

campograndenews

Populares da Semana

Acidente gravíssimo entre carretas deixa mortos na BR-163

Acidente gravíssimo matou ao menos duas pessoas próximo a...

Chuva e ventos fortes atingem todo MS neste sábado

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os...

Jovem é assassinado com tiros no rosto em frente de casa em Campo Grande

Jhonny Cleiton Gomes Miguel de 22 anos foi assassinado...

Secretaria de Habitação realiza a 5ª Conferência das Cidades em Sete Quedas

Nesta quarta-feira, 26 de junho, aconteceu a 6ª Conferência...

ITAQUIRAÍ: “Mutirão Agraer” leva cidadania, desenvolvimento e serviços às famílias rurais

Começa nesta quinta-feira (21) e vai até sexta (22)...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Cresol inaugura Sala de Negócios em Iguatemi nesta sexta-feira

Iguatemi passa a contar com mais uma instituição financeira...

CREAS Informa! Violência vicária

Durante o Agosto Lilás, o CREAS reforça a importância...

Prefeito Dr. Lídio visita obra de novo estacionamento na Igreja Matriz

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. O prefeito Dr. Lídio Ledesma visitou a...

Guaíra prestigia solenidade em comemoração aos 172 anos da Polícia Militar do Paraná

Uma solenidade marcada pelo reconhecimento, pela integração das forças...

Artigos Relacionados

Categorias Populares