9 de agosto de 2026

Percentual de famílias endividadas na Capital só aumenta e atinge 59,3%

Em julho, 183.719 representantes de famílias declararam estar com a corda no pescoço na Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), apurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). São 1.873 endividados a mais que em junho.

O percentual de inadimplentes subiu de 58,8% do mês retrasado para 59,3% no mês passado, o maior índice registrado no ano todo. Veja na tabela:

Percentual de famílias endividadas na Capital só aumenta e atinge 59,3%

Conforme a pesquisa, das 183,7 mil do total de endividados, 31,8% têm contas em atraso e 11,5% não terão condições de pagar as dívidas. Os muito endividados somam 13,8% e os pouco endividados 22,8%.

O cartão de crédito continua sendo o vilão, já que 66,9% do que declaram ter dívidas, culpam o “dinheiro magnético”. Os carnês estão em segundo lugar (20,8%), o financiamento de casa vem logo em seguida (17,9%) e financiamento de carro fica em quarto lugar (10,5%).

“Uma boa notícia é a redução do número de famílias que não terão condições de saldar as dívidas, que caiu de 12,7% para 11,5% em julho, uma queda considerável, já que falamos de mais de 3,6 mil famílias”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, Daniela Dias, via assessoria de imprensa.

O governo federal conta que parte dos bilhões que prevê injetar na economia a partir de setembro com a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) seja usado pelos trabalhadores para quitar dívidas. Ao Campo Grande News, porém, os participantes da enquete desta semana, responderam que os R$ 500 que serão liberados para cada um não vão ajudar nas finanças.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Sexta morte por gripe no Estado é registrada em Aquidauana

Sexta morte por gripe em Mato Grosso do Sul...

Eldorado realizou formatura do programa “Bombeiro na Escola”

No dia 25/11/2022 aconteceu a Formatura dos Alunos do...

CCR reafirma retomada das obras na BR-163 ainda neste mês

No comunicado informando que a partir deste sábado (14)...

Lançamento da ponte da Rota Bioceânica é remarcado para 13 de dezembro

Com o cancelamento da reunião do Foro para o Progresso da...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares