7 de maio de 2026

Senador Nelsinho Trad fará parte da conexão entre Mato Grosso do Sul e Japão

Parlamentar é convidado a ministrar palestra sobre Rota Bioceânica aos japoneses e apresentar potencialidades e oportunidades econômicas

 

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) vai ministrar palestra, amanhã (18), às 15h20 de MS, no auditório do Bioparque em Campo Grande, sobre o corredor bioceânico: “A Conexão de Quatro Países e a Melhor Logística para o Mercado Asiático”. O tema será apresentado durante o “Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos” (evento dentro da programação do Festival do Japão que começa nesta sexta-feira e segue até domingo), organizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB), para revitalizar as relações econômicas entre Japão e Mato Grosso do Sul.

 

Essa é a segunda edição do Festival do Japão na capital sul-mato-grossense. Depois de dois anos sem atividades devido à pandemia, pela primeira vez, segundo o presidente da AECNB, Nilson Aguena, esse evento vai proporcionar espaço de integração das autoridades japonesas com os governantes locais para debater assuntos econômicos. O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, o representante da chefe no Brasil da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão -, Masayuki Eguchi, e grupos de associações nipônicas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Manaus, do interior de São Paulo, dos municípios de Ivinhema e Dourados estarão presentes. “A gente espera que ocorra tudo em harmonia, que seja um sucesso. A nossa expectativa é que vá atrair mais investimentos para o nosso Estado, por isso, vamos apresentar o Bioparque aos japoneses e aos moradores de outros Estados. Convidamos o senador Nelsinho Trad porque ele é a autoridade referência quando o assunto é Rota Bioceânica e sabemos que esse é um caminho de interesse para os asiáticos, que vai ser muito importante para Mato Grosso do Sul, porque tudo vai passar por aqui. Estamos muito entusiasmados”, disse o presidente Nilson Aguena.

O senador Nelsinho Trad atualmente é o presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Biocênico, que envolve parlamentares do Brasil, Paraguai, Chile e Argentina. Para o senador, a Rota se tornou sua bandeira em defesa da economia no país e de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, ele conseguiu a aprovação de R$ 97,6 milhões, na Comissão da Infraestrutura, para construção do trecho rodoviário de Bataguassu a Porto Murtinho na BR-267. “Entendemos que a pavimentação da BR-267 será fundamental para o projeto. Aguardamos agora a aprovação definitiva do projeto na Comissão Mista do Orçamento”, esclareceu o senador Nelsinho Trad.

O coordenador geral do Seminário Internacional, Sussumu Oikawa, espera atrair pessoas interessadas no intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Japão nas discussões. “O seminário é uma iniciativa da Nipo para aproximar o governo japonês e o Governo de Mato Grosso do Sul, pois acreditamos que esse é o nosso papel enquanto representantes da comunidade. O senador Nelson Trad Filho é um pilar fundamental para o relacionamento entre o governo japonês e o Governo de Mato Grosso do Sul, pela Rota Bioceânica, que vai revolucionar a logística e os negócios da nossa região. Por isso, ficamos muito honrados com a participação do senador neste encontro”, comentou Sussumu Oikawa.

O senador Nelsinho Trad sente-se próximo da comunidade japonesa e ficou também honrado com o convite. “É um encontro internacional para conectar o Mato Grosso do Sul e o Japão, fazer parte dessa história é uma honra às nossas origens, sou descendente de libaneses e, em Mato Grosso do Sul, os imigrantes libaneses e os japoneses sempre foram parceiros”, destacou o senador.

 

Festival do Japão

De hoje até domingo, haverá ainda a parte cultural nos 60 mil m2 de área do clube de campo da associação, na BR-262. E, pela primeira vez, o festival vai apresentar o lado esportivo da comunidade nipônica com a Corrida Samurai Run Dallas 2022, no domingo, com largada às 7h30.

 

Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão

Conectando Novos Caminhos

 

Data: 18 de novembro – 14h às 17h

Local: Auditório do Bioparque “Aquário do Pantanal”

Av. Afonso Pena, 6277 – Chácara Cachoeira, Campo Grande – MS

 

Programação

 

13h30 – Credenciamento

14h00 – Abertura dos trabalhos

14h20 – Palestra “As oportunidades comerciais e perspectivas econômicas do

Mato Groso do Sul”, apresentação Sr. Bruno Bastos, superintendente de Indústria,

Comércio e Serviços – SEMAGRO

 

15h00 – Palestra “Campo Grande, Uma Terra de Oportunidades”, apresentação Sra. Adriane Lopes, Prefeita Municipal de Campo Grande

 

15h20 – Palestra “Corredor Bioceânico Mato Grosso do Sul, a conexão de quatro

países e a melhor alternativa logística para o mercado asiático”, apresentação

senador Nelson Trad Filho

 

16h00 – Apresentação da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão,

Sr. Masayuki Eguchi

 

16h40 – encerramento

 

Inscrições gratuitas para o seminário: https://www.sympla.com.br/seminario-internacional-mato-grosso-do-sul-e-japao-conectando-novos-caminhos__1777681?share_id=0

Populares da Semana

Imasul firma termo com a Polícia Militar e doa madeiras apreendidas para uso em obra da PM

Termo de doação assinado no final da manhã desta...

Ponta Porã estuda decretar emergência após temporal deixar rastro de destruição na cidade

Após temporal deixar rastro de destruição em Ponta Porã, equipes...

Hugo Motta indica o afastamento de Pollon por até seis meses

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Mulher bate carro, danifica poste e expõe fios de alta tensão na Afonso Pena em Campo Grande

Os bombeiros foram acionados na manhã deste domingo (27)...

Agentes Comunitários de Saúde de Iguatemi recebem novos tablets para atender à população

Visando aprimorar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares