7 de maio de 2026

Unidades de saúde em Campo Grande recebe reforço de 111 residentes

Sistema de saúde em Campo Grande receberá reforço de 111 residentes nas áreas de medicina familiar, educação física, farmácia, odontologia, psicologia, serviço social e enfermagem. Os profissionais integram os programas de residência médica, de saúde mental e multiprofissional da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Com adesão, expectativa é que o número de equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) sejam ampliadas para 169 e as de Saúde Bucal para 159, aumentando cobertura para 65%.

Desde o início da semana os profissionais estão passando por um processo de acolhimento, que incluí palestras sobre os programas de residência, a rede de assistência em saúde, cenários de prática, princípios e diretrizes do SUS, além de noções sobre o sistema de regulação, Vigilância em Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e estratégias de informatização da Atenção Básica.

Ontem, os residentes receberam um kit de materiais contendo mochila, pen drive, squeze, jaleco, fita métrica e estetoscópio, fundamentais para o exercício de suas atividades.

Ao todo são 111 residentes, sendo 30 de Medicina da Família e Comunidade, 76 das áreas de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Enfermagem e demais vagas para Psiquiatria.

Atualmente o município conta com 153 equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), 150 de ESB (Estratégia de Saúde Bucal) e 54 equipes de agentes comunitários de saúde distribuídos em 57 USFs (Unidades de Saúde da Família) e 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A cobertura atual de ESF é de 52,42%.

Projeto – A residência multiprofissional em Saúde da Família, considerada a maior do país, está dentro do processo de implementação do Laboratório de Inovação da Fiocruz. O projeto irá beneficiar nove unidades de saúde da família de Campo Grande, com reformas estruturais e a qualificação de profissionais para atuar nesses locais.

O processo de seleção da residência multiprossional atraiu cerca de 2 mil inscritos de estados como Piauí, Pará, Paraná, Acre, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Prefeitura de Amambai conquista mais um ônibus zero km para o transporte escolar

A secretaria municipal de Educação recebeu nesta terça-feira, dia...

Itaquiraí – Pai de jovem que matou mulher a tiros é preso por violência domestica

"R.M.E.", de 43 anos, foi preso em flagrante pela...

Governador entrega obras e lança novos investimentos em Rio Brilhante e Amambai

Para contribuir com o desenvolvimento regional, o governador Reinaldo...

Família faz velório na rodovia e ameaça abrir asfalto para enterrar indígena atropelado em Dourados

Indígenas querem providências das autoridades para instalar redutores na...

Sol predomina e quarta-feira será de tempo aberto com máxima de até 38°C

A quarta-feira (2) em Mato Grosso do Sul será...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares