17 de março de 2026

Ataques em Gaza deixam 20 mortos e Hamas cobra intervenção dos EUA após violações

Ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza resultaram na morte de pelo menos 20 pessoas e deixaram mais de 80 feridos neste sábado, 22, segundo informações de autoridades de saúde locais reportadas pela Reuters. Em resposta, o Hamas emitiu um comunicado exigindo a intervenção urgente dos mediadores e pressionando os Estados Unidos a garantirem o cumprimento do acordo de cessar-fogo.

Testemunhas e paramédicos relataram que as ações militares atingiram um veículo no bairro de Rimal e residências em Deir Al-Balah e no campo de refugiados de Nuseirat. O grupo palestino afirmou que as “violações sistemáticas” por parte de Israel levaram à morte de centenas de pessoas e resultaram na alteração das linhas de retirada em desacordo com os mapas previamente aprovados.

As Forças Armadas de Israel justificaram a ofensiva afirmando que um homem armado utilizou uma rota humanitária para acessar território sob controle israelense, ato classificado pelos militares como uma quebra do acordo. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu solicitou aos mediadores que insistam para que o Hamas cumpra sua parte, devolvendo reféns mortos e concluindo o desarmamento.

Um representante do Hamas negou a acusação sobre o atirador, chamando-a de “desculpa para matar”. O grupo declarou rejeitar tentativas do governo Netanyahu de impor fatos consumados que contradizem o pacto e demandou que Washington cumpra seus compromissos para impedir que o curso do acordo seja minado.

O cessar-fogo, iniciado em 10 de outubro, encerrou dois anos de conflito na região. As trocas de acusações sobre o descumprimento da trégua têm sido frequentes nas últimas seis semanas, ameaçando a estabilidade do acordo que permitiu o retorno de palestinos a áreas de Gaza.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/politica/ataques-em-gaza-deixam-20-mortos-e-hamas-cobra-intervencao-dos-eua/457955/

Populares da Semana

Itaquiraí elabora novo projeto para recuperação de estradas vicinais

O jovem prefeito dos itaquiraienses, advogado Thalles Tomazelli, que...

Governador Reinaldo Visita presidente da Assembléia Legislativa

acompanhado do secretário de Fazenda de MS, Felipe Mattos,...

Mundo Novo deve dobrar produção de frango com instalação de mais 28 aviários da Bello Alimentos no município

#Semcos Dezesseis já funcionam, com quatro produtores Na última semana, o...

Governo de MS investe R$ 236,8 milhões na restauração de rodovias que ligam Tacuru e Eldorado

Mais segurança para quem trafega, redução dos custos logísticos,...

Legislativo de Mundo Novo recebe Secretários para discutir Projetos de Lei

Na manhã desta segunda-feira (16/03), a Câmara Municipal de Mundo...

Naviraí lança Lei Municipal de Inovação e firma Pacto Estratégico em solenidade na ACEN

Em uma iniciativa histórica para consolidar o município como...

Com recursos de R$ 4,6 milhões, Geraldo inaugura escola da APAE em Rio Brilhante

Deputado federal participou da solenidade e destacou investimentos de...

Programa Hiperdia garante atendimentos a hipertensos e diabéticos em Japorã

-Saúde reúne grupos do Assentamento Savana e do distrito...

Pesquisa: Instituto IPR aponta Riedel na liderança e com possibilidade de vencer no 1º turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, com intenções de voto para...

Artigos Relacionados

Categorias Populares