22 de outubro de 2026

Carnaval não é feriado e empregador não precisa pagar hora extra em Mato Grosso do Sul

O Carnaval é a época do ano em que o brasileiro se reúne para festejar. Uma vez que muitas pessoas planejam viagens e até dias de descanso, a dúvida que sempre fica é se Carnaval é considerado feriado e, portanto, o funcionário está passível de receber folga. No entanto, o Carnaval não é considerado feriado nacional e normalmente só vale ponto facultativo em órgãos públicos. Assim, as empresas não são obrigadas a liberar seus colaboradores. Em Campo Grande, o comércio funciona normalmente nos próximos dias.

Conforme o advogado Nathan Rios, do Núcleo Trabalhista do Escritório Valéria Scapin Advogados Associados, disse ao Jornal Midiamax, mesmo sendo uma das maiores festividades brasileiras, o Carnaval não é considerado feriado nacional pela Lei 662/49.

“Por não se tratar de feriado, não há nenhum tipo de previsão para dispensa compulsória ou mesmo para pagamento de horas extras. A exceção seria se o Município ou o Estado considerassem o carnaval como feriado, todavia, esse também não é o caso. Portanto, todo o comércio poderá funcionar normalmente (para a tristeza de uns e alegria de outros)”, explica o especialista.

Dessa forma, não há nenhum tipo de obrigatoriedade de dispensa/pagamento de horas extras/concessão de folga compensatória.

Neste ano, ao contrário do que aconteceu de 2021 e 2022, a Prefeitura de Campo Grande estipulou ponto facultativo entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Ainda segundo o advogado, existe diferença entre ponto facultativo e feriado.

“Enquanto em feriados existe a obrigatoriedade de concessão de folga/compensação, nos dias de ponto facultativo a liberação do empregado é sempre opcional ao empregador, fica a critério da empresa”, conclui o especialista.

Vale lembrar que o Carnaval só é feriado em alguns estados e municípios, como no Rio de Janeiro. Mato Grosso do Sul não se enquadra nesse quesito.

Populares da Semana

Testes confirmam eficácia de tecido antiviral contra novo coronavírus

Testes realizados no Laboratório de Tecnologia Virológica (Latev) de...

“No fim da linha e sem dinheiro”, ruralista relata 25 anos de invasão indígena

Se forem impressas, as páginas acumuladas em 25 anos...

Palestra tratou do plano de saneamento básico no município de Iguatemi

Na manhã desta quarta-feira (19), foi realizada a primeira...

Casos recentes em MS mostram que violência do machismo não se limita às mulheres

Em menos de uma semana, três ocorrências no Estado...

Dr. Lídio conquista motoniveladora, caminhão caçamba e van para a Saúde de Iguatemi

Com investimento de R$ 25,2 milhões do Estado em...

Artigos Relacionados

Categorias Populares