7 de maio de 2026

MS Alfabetiza continua em 2023 para contribuir com o aprendizado dos alunos da rede pública

Iniciativa de sucesso e referência nacional, o programa estadual “MS Alfabetiza” vai continuar em 2023, na gestão do governador Eduardo Riedel. O objetivo é ajudar os municípios na alfabetização das crianças da rede pública de ensino, para que a leitura e a escrita estejam adequadas ao seu nível de escolarização.

Já foram investidos R$ 8,3 milhões no programa pelo Estado, lançado em outubro de 2021. Entre as ações realizadas estão a aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações, bolsas para formação de profissionais e até premiação para escolas que tiveram os melhores índices de alfabetização, assim como contribuição para quem apresentou (índices) os menores.

 O programa tem por finalidade criar as condições necessárias para alfabetização dos estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul. Estas ações são feitas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste regime de colaboração entre Estado e municípios.

“Um dos grandes desafios da nossa gestão é fortalecer a parceria com os municípios, como por exemplo, continuar com um programa interessante que é o MS Alfabetiza, e ainda dar novos passos. Nossa gestão entende que o estudante de escola pública é um só, seja da rede municipal ou estadual. Teremos este foco de ajudar as escolas públicas municipais”, destacou o secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher.

A iniciativa foi bem aceita pelos 79 prefeitos do Estado, que inclusive firmaram a parceria necessária para realização das atividades. Outras entidades do setor educacional e instituições  como a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) também contribuíram com o projeto.

“Quanto maior a integração entre Estado e municípios, maior o resultado para nossos alunos, para nossa sociedade. O regime de colaboração entre esses entes tem que ser cada vez maior, com apoio, inclusive na questão pedagógica”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul
Fotos: Arquivo

Populares da Semana

Dr. Lídio anuncia que “prefeitura fez aquisição de novo loteamento” para moradias

(Da Ascom – Anailton Batista) O Prefeito Lídio Ledesma esteve...

Agente é suspenso de cargo por 60 dias em Campo Grande

O agente de segurança socioeducativa João Antonio de Brito...

Banda de Iguatemi faz belíssima apresentação no VIII Festival de Fanfarras e Bandas no Paraná

Fonte- Kidão Ascom-IGT No domingo ((6), a Fanfarra Municipal de Iguatemi-FAMIG,...

Mundo Novo recebe reconhecimento do TCE-MS por Boas Práticas na Primeira Infância

O município de Mundo Novo-MS foi homenageado pelo Tribunal...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares