Uma menina de 4 anos morreu neste domingo (1º), em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, após ser picada por um escorpião. A criança, cujo nome não foi divulgado, chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Segundo o site RCN 67, dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) apontam que Três Lagoas contabilizou 3.188 acidentes com escorpiões desde 2021. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 600 ocorrências.
De acordo com Georgia Medeiros, coordenadora do setor de Entomologia, o período de chuvas favorece o aumento da incidência de animais peçonhentos, principalmente escorpiões.
Prevenção
Entre as principais recomendações, está evitar o acúmulo de lixo doméstico, entulhos, materiais de construção e folhas secas nos quintais. Também é importante instalar telas em ralos, manter tampas em pias, proteger frestas nas portas e utilizar luvas ao mexer em jardins e locais com vegetação.
Outra orientação é verificar roupas, calçados e tapetes antes de utilizá-los, além de manter os ralos dos banheiros fechados sempre que possível. Ao encontrar um escorpião, o morador não deve tentar capturar ou manusear o animal. Fonte: Midiamax


