MS recebe parlamentares de todo País e Lídio Lopes se prepara para assumir presidência da Unale

No início da noite desta quarta-feira (24) teve início oficial a 24ª conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Campo Grande. O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) se prepara para assumir a presidência da Unale no ano que vem, já que faz parte de candidatura única formada em consenso para o próximo biênio da União.

Durante a conferência nesta quinta-feira (25), acontece a escolha do nome do deputado sul-mato-grossense em eleição com chapa única. Lídio Lopes atualmente é vice-presidente da Região Centro-Oeste da Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento.

“Os colegas acreditaram e montaram uma chapa para poder presidir a Unale no ano que vem”. “Sei da responsabilidade por causa da magnitude da instituição”, disse Lídio,

A respeito da conferência, Lídio Lopes destacou que MS concorreu com mais cinco estados para ser sede. “Acho que Mato Grosso do Sul entra em um cenário muito forte, a gente está mostrando que tem condições de montar um mega evento”, disse o deputado. A conferência ocorre em Campo Grande e reúne mais de 1,2 mil parlamentares das Américas.

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja também falou sobre a Unale. “É bom você trazer as 27 assembleias legislativas, os presidentes legislativos, as experiências de cada estado na pandemia, leis e programas que tem para aquecer a economia. E nós temos bons exemplos em Mato Grosso do Sul para mostrar a outros estados. É a primeira vez da Unale aqui, eu já fui membro na época que era deputado estadual e é um orgulho para recebermos todos os parlamentos e discussões, com certeza profundas”,  disse.

“Essa conferência é a mais tecnológica de todos os tempos”, diz a deputada Ivana Bastos (PSD-BA), presidente da Unale, que também ressaltou tratar-se da maior conferência da Unale. Agradeceu ao governador, prefeito, presidente da ALMS e em especial ao deputado Lídio, presidente do comitê organizador. “Serão dois dias intensos, com grandes personalidades”, finalizou.

“Para nós é de suma importância, mostramos a nossas belezas naturais, discutirmos na mesa o potencial de podermos fazer leis de importância para o Brasil e para que o deputado estadual tenha mais força. Ficou esquisito a força de um deputado federal, um senador, muito grande. E de um deputado estadual muito pequena, quando foi legislado. Momento de colocar na mesa isso e de construir uma agenda positiva para o Brasil a partir das assembleias legislativas”, falou o presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Paulo Corrêa.

O QUE OCORRER NO EVENTO

Vale lembrar que Lídio Lopes concorre à presidência da Unale e deve ser eleito para comandar a entidade. O parlamentar teve o nome lançado como candidato a presidente durante evento que marcou a divulgação da conferência, na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), em setembro.

A eleição ocorre na quinta-feira (25) à noite, em chapa única. As votações podem ser realizadas pelos parlamentares a partir das 18h. Atualmente, quem preside a Unale é a deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos.

Conferência

Com tema ‘Redesenhando os Caminhos do Parlamento’, o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.

O painel mais aguardado está marcado para às 17h desta quinta-feira (25), com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin palestrando sobre as principais alterações do Código Eleitoral e como podem impactar nas campanhas.

Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.

Programação

Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento. 

25/11

HoraTemaPalestranteDebatedor
08h00Credenciamento
09h30Painel 1: Contribuição do Sebrae na melhoria do ambiente legal de negóciosSilas SantiagoLeonardo Augusto Barbosa
10h00Painel 2: Redesenhando a modernização nos ParlamentosLuís Kimaid
Dr. Fotis Fitsilis
Mark Stodder
Leonardo Augusto Barbosa
11h30Painel 3: Gestão de inovação com GovernadoresGovernador Reinaldo Azambuja (MS)
13h00Almoço
14h10Painel 4: Cenários e Tendências EconômicasAlexandre Schwartsman
15h30Painel 5: Aspectos econômicos do agronegócioMinistra Tereza Cristina
16h10Painel 6: Como fazer uma campanha de sucesso nas redes sociais?Gisele Meter
17h05Painel 7: Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhasProf. Dr. Walber Agra
Ministro Edson Fachin
18h20Encerramento
18h30Assembleia Geral Ordinária – Eleição da Nova Diretoria
21h00Jantar

26/11

HoraTema
10h00Premiação Assembleia Cidadã
12h00Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here