Vereadora Aninha apresenta em Japorã projeto “Menstruação sem tabu”

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Japorã, a vereadora Ana Cristina-Aninha, apresentou o Projeto de Lei n° 005/2021 que “Institui o Programa Menstruação sem Tabu no município de Japorã e dá outras providências”.
O projeto tem como objetivo a distribuição, de forma gratuita, de absorventes higiênicos nas escolas públicas que ofertam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, às jovens e meninas em situação de vulnerabilidade, bem como ações de conscientização sobre a temática menstruação.
Apesar de ser pouco abordado, a pobreza menstrual traz graves consequências para a vida de meninas e mulheres, como evasão escolar e problemas de saúde pelo uso de materiais substitutivos.
Segundo Aninha “como professora, já me deparei muitas vezes com meninas procurando a coordenação e direção da escola à procura de absorventes, e podemos perceber as faltas consecutivas de alunas a cada determinado período. Esse projeto é para atender nas escolas, através da Secretaria Municipal de Saúde, essas jovens e meninas que não tem condições de comprar absorventes, para que não sejam prejudicadas pela perda de aulas e também inclui palestras de conscientização nas escolas sobre a menstruação como processo natural do ciclo de vida das mulheres, evitando assim práticas de bullying sobre esse assunto”, declarou a vereadora japorãense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here