9 de agosto de 2026

Guaíra apresenta projeto de construção de Rampa Náutica no Porto de Paragem

O Município de Guaíra, por meio do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria Jurídica, da Diretoria de Turismo da SEMTEC – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, da SEPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento, e da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, apresentou na quinta-feira, 16 de abril, no salão de reuniões do Hotel Deville, o projeto de construção da Rampa Náutica de Acesso a Embarcações no Rio Paraná, no tradicional Porto de Paragem.
O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, empresários, pescadores profissionais e guias turísticos, todos mobilizados em torno de um projeto aguardado há anos pela população guairense. Na ocasião, o prefeito destacou que o município foi oficialmente contemplado com o Contrato de Concessão de Uso do Porto de Paragem por 20 anos, conforme publicado no Diário Oficial da União, com possibilidade de renovação. Além disso, o Município, por meio de sua Procuradoria Jurídica, está em tratativas para obter a concessão definitiva da área.
Como etapa inicial, será construída uma Rampa Náutica provisória, com base em licença ambiental simplificada de porte pequeno, com área de aterro de 3.000 m² e estrutura de rampa com 7×30 metros (total de 210 m²). Esta estrutura visa atender, com agilidade, a necessidade urgente de um ponto estratégico de acesso ao Rio Paraná, enquanto se aguarda a liberação das licenças ambientais mais complexas para a construção da estrutura definitiva.
O anteprojeto principal, que está atualmente em análise técnica e ambiental, prevê a construção de uma megaestrutura náutica no local, que vai destacar o Porto de Paragem um ponto de referência regional para atividades fluviais, turísticas e esportivas. Paralelamente, o Município também já recebeu autorização do Governo do Estado do Paraná para a destinação de verba financeira para a construção de um Píer de 40 metros, que será integrado à estrutura do local.
A construção da nova rampa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento do turismo e da economia local, além de beneficiar diretamente os pescadores, guias turísticos, esportistas náuticos e operadores de turismo regional. A localização privilegiada do Porto de Paragem permitirá acesso facilitado ao Rio Paraná, inclusive para embarcações de maior porte, o que fortalece Guaíra como referência em turismo náutico e pesca esportiva no Paraná.
A administração municipal destaca que este é um projeto construído com responsabilidade técnica, legal e ambiental, fruto de anos de esforços, planejamento e articulação institucional, com destaque no potencial turístico e econômico de Guaíra, sempre com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização dos recursos naturais.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Arte: Planejamento / Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Antes de se internar em clínica, namorado diz que roubava com Anderci para comprar cocaína

O advogado do namorado da professora Anderci da Silva,...

Governo de Mundo Novo, em parceria com o Senar, oferta consultas e exames médicos com especialistas no final deste mês

#Semcos Ginecologista, Urologista, Dermatologista, Pediatra e Oftalmologista serão as especialidades...

Onze cidades de Mato Grosso do Sul enfrentam epidemia de chikungunya

O Estado já acumula 3.058 casos prováveis e seis...

Super-hetero: militar que traficava anabolizantes é preso com 200 caixas de testosterona

Um militar do Exército do grupo de infantaria foi...

Senador Nelsinho Trad destina R$ 113,5 milhões para ações antienchentes em MS

Como presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz) e defensor de...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares