26 de setembro de 2026

Justiça confisca R$ 4 milhões em bens de quadrilha ligadas a “Galã” do PCC

A PF (Polícia Federal) cumpre três mandados de busca e 39 de sequestro de imóveis em Ponta Porã e dois municípios de SP, contra quadrilha de narcotráfico internacional ligada a Elton Leonel Rumich da Silva, o Galã. Os bens confiscados pela 3ª Vara da Justiça Federal estão avaliados em R$ 4 milhões.

O traficante internacional é acusado de ter colocado em prática o plano cinematográfico para execução do chefão do crime organizado na fronteira com o Paraguai, Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016.

As investigações na Operação Spollium demonstraram que pessoas físicas e jurídicas figuravam como “laranjas” para a movimentação de valores e a ocultação do patrimônio ilícito adquirido com o tráfico de drogas.

O grupo criminoso investigado é vinculado ao traficante Galã, condenado pela prática de diversos crimes, tais como tráfico de drogas, organização criminosa, receptação, posse e porte de arma de fogo, homicídios, uso de documento falso. Ele está detido no Presídio Federal de Mossoró (RN).

Por meio da análise dos materiais apreendidos em investigações anteriores, a Polícia Federal teve acesso a diversas planilhas de gastos e contabilidade referentes ao tráfico de entorpecentes, controle de veículos e imóveis registrados em nome de terceiros. Foi possível estabelecer conexão entre os bens que estão sendo apreendidos e sequestrados com a ação criminosa.

Foram identificados 39 imóveis comprados com dinheiro proveniente do tráfico internacional nas cidades de Ponta Porã, Santos e Presidente Prudente.

Além do sequestro dos bens imóveis, a Justiça Federal determinou, também, o bloqueio de valores nas contas bancárias dos investigados.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 18 anos de reclusão. O nome da Operação, “Spollium”, significa pilhagem em latim, sendo uma referência aos bens obtidos com atividades ilícitas pela organização criminosa.
Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Nelsinho Trad e Tereza Cristina sãos os grandes vencedores das eleições 2020

A cada 3 cidades sul-mato-grossenses, uma será comandada por...

Prefeitura de Iguatemi promove reunião com presidentes de entidades

Fonte-Kidão da Ascom/Igt. A Prefeitura de Iguatemi, por meio da...

Prefeitura de Eldorado realiza Caravana da Castração e atende 200 animais em dois dias

A Prefeitura de Eldorado, por meio da Secretaria Municipal...

Governo realiza terceira reunião técnica do Aquário do Pantanal

Nesta quarta-feira (26.6) foi realizada a terceira reunião técnica...

Moradora do Espírito Santo é presa com malas de maconha na BR-163

Uma passageira de 32 anos, moradora de Vila Velha, no Espírito...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares