27 de setembro de 2026

Senadores de MS defendem diplomacia após Trump taxar produtos do Brasil em 50%

Nelsinho e Tereza Cristina reagiram ao anúncio do presidente dos Estados Unidos sugerindo “cautela”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa adicional de 50% sobre todas as exportações brasileiras para o território americano. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de agosto e atinge integralmente os produtos brasileiros, independentemente de tarifas já existentes por setor.

A decisão foi comunicada oficialmente em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No texto, Trump associou diretamente a elevação da tarifa à condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que ele classificou como uma “vergonha internacional”.

O republicano também alegou que a medida é uma resposta à “violação da liberdade de expressão dos americanos” e às “ordens de censura secretas e ilegais” supostamente emitidas pelo STF contra plataformas de redes sociais dos EUA.

“Como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”, escreveu Trump na carta.

A nova tarifa amplia significativamente o custo de exportar ao mercado norte-americano, o principal destino de diversos produtos brasileiros, especialmente do agronegócio sul-mato-grossense.

O impacto imediato da decisão gerou mobilização no Senado Federal. O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores), senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD), defendeu o uso da diplomacia parlamentar como instrumento institucional para preservar as relações com os Estados Unidos, que já duram mais de dois séculos.

“Temos que buscar a pacificação desse entendimento para que o nosso comércio não seja prejudicado”, afirmou o senador. Trad revelou que o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília propôs a formação de uma missão parlamentar a Washington com o objetivo de estabelecer diálogo direto com o Congresso americano. A missão conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin.

A senadora Tereza Cristina (PP), também de Mato Grosso do Sul, relatora da lei da reciprocidade no Senado, também reagiu ao anúncio, pedindo cautela e diálogo nas tratativas entre os países.

“As nossas instituições precisam ter calma e equilíbrio nesta hora. A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, afirmou.

Da bancada de Mato Grosso do Sul no Senado, apenas Soraya Thronicke (Podemos) ficou calada até agora sobre o assunto.

Já o suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Dagoberto Nogueira (PSDB), reagiu ao anúncio caracterizando o novo mandato norte-americano. “Penso que é uma pessoa raivosa despreparado para o cargo, não respeita a soberania dos países, e acha que todos os demais países tem que ficar de joelhos para esse ditador”, finaliza. Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Maioria dos deputados abraça candidaturas de Riedel e Bolsonaro

Entre os 24 partidos políticos com mandatos na Assembleia...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa do Instituto Ranking publicada neste final de semana,...

Cúpula do PSDB indica Riedel para secretaria de Insfraestrutura

Parte da cúpula do PSDB de Mato Grosso do...

MS Empreende Mais: Sebrae, em parceria com Governo do Estado, apresenta ações para pequenos negócios

Gerar impactos positivos aos empreendedores, ao ambiente de negócios...

TSE suspende propaganda de Lula que associa Flávio Bolsonaro a rachadinha e Master

O ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral...

Luto por suicídio exige apoio e diálogo constantes para superar a dor, diz especialista de MS

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção...

Mulher é presa após esfaquear marido no Jardim Los Angeles

Um homem, de 36 anos, foi esfaqueado pela esposa,...

Militar do Exército toma tiro durante perseguição em Campo Grande

Um militar do Exército, de 20 anos, foi baleado...

Artigos Relacionados

Categorias Populares