9 de agosto de 2026

Apesar de incêndios, MS teve queda de 48% no desmatamento em 2024

O ano passado foi marcado pelos incêndios florestais, devido à seca histórica, ainda assim o  em  teve queda. Levantamento mostra que em 2024 a área desmatada no estado caiu quase que pela metade.

Dados do Mapbioma mostram que em 2024, foram desmatados 45.424,2 hectares de vegetação nativa de Mato Grosso do Sul. O montante é 48% menor que os 87.108,4 hectares desmatados em 2023.

Apesar da queda no desmatamento, o município de Corumbá aparece como o 7° do país com maior área desmatada no ano passado. Localizado no Pantanal, o município foi foco de muitos incêndios florestais.

Ainda assim, teve queda de 57% da área desmatada em relação a 2023. Também foi mínimo o desmatamento de áreas de conservação e terras indígenas no Estado, em 2024.

Desmatamento menor no país

Pela primeira vez, desde 2019, o MapBiomas Alerta registrou queda na perda de cobertura de vegetação nativa em todos os biomas do país. A única exceção ficou na , que se manteve estável após queda relevante no ano anterior e apesar do impacto dos eventos climáticos extremos no .

De acordo com a nova edição do RAD – Relatório Anual do Desmatamento no , que será lançada em 15 de maio e traz dados até 2024, a área total desmatada no país recuou 32,4% em relação a 2023, enquanto o número de alertas validados caiu 26,9%. No total, a iniciativa MapBiomas Alerta validou e publicou 60.983 alertas no ano passado, que somaram 1.242.079 hectares desmatados nos seis biomas brasileiros.

Este é o segundo ano consecutivo de redução no desmatamento: em 2023, a retração havia sido de mais de 11% em comparação com 2022. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Boliviano é preso com 51 kg de cocaína que seria levada para São Paulo

Boliviano de 39 anos, que não teve o nome...

Conselho aprova construção de novo terminal portuário no rio Paraguai, em Corumbá

Os membros do Ceca (Conselho Estadual de Controle Ambiental)...

Pollon terá que “engolir” Azambuja no comando do PL

Após ter se manifestado contrário à ida dos tucanos...

Motociclista é atingida por carro e morre em avenida de Campo Grande

Uma mulher de 29 anos morreu neste sábado (18)...

Governo do MS vai restaurar MS 295 e MS 180

Durante evento em Iguatemi na manhã desta terça-feira, o...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares