9 de agosto de 2026

Início da Campanha da Fraternidade reúne católicos no Parque das Nações Indígenas

‘Fraternidade e Ecologia Integral’ é o tema da Campanha da Fraternidade de 2025 e o lançamento em  ocorre neste sábado (08), bem perto da natureza, no Parque das Nações Indígenas. A programação inclui apresentações culturais, plantio de árvore e missa.

Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello destacou a importância dos católicos buscarem a felicidade integral, sempre pensando no próximo e onde vivemos, o . Para ele, é preciso tomar consciência e assumir a responsabilidade para a harmonia do mundo.

Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

“A Campanha da Fraternidade quer chamar a atenção do jovem, porque eles são a esperança do amanhã, eles têm que ser os primeiros a tomar consciência. E eles sabem, quando conscientes e corresponsáveis, trabalhar, movimentar para o mundo melhor”, disse o arcebispo de Campo Grande.

“Nós precisamos cuidar do Meio Ambiente que o  Francisco chama de Casa Comum. Então a campanha da Fraternidade esse ano quer ser um grande multirão pela Casa Comum e a igreja está animada para abraçar esse tempo forte de Quaresma, que é de mudança de vida”, destacou o padre Linniker.

Jovens e famílias mobilizados

Dezenas e jovens e famílias prestigiam o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2025, em Campo Grande. Ao longo do ano, o projeto Ecologia Integral, vai trabalhar com os jovens das comunidades, atitudes em parques, nas comunidades, para essa conscientização acontecer.

Aos 66 anos, Maria José Coelho, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, destacou que o tema é de extrema importância atualmente, principalmente nesta época em que vemos as mudanças climáticas e eventos extremos relacionados ao clima.

“A gente precisa cuidar daquilo que Deus nos deu de graça e a gente está destruindo. Pequenas ações que a gente deve começar dentro das nossas casas, dentro dos nossos lares, dentro do nosso terreno”, disse.

Ação acontece no Parque das Nações Indígenas (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Fraternidade e ecologia

Ao longo de 63 anos, a campanha já abordou o tema ecologia oito vezes. Além do tema, um lema também é escolhido. Em 2025, decidiram por ‘Deus viu que tudo era muito bom’, escrito em Gênesis 1:31. Vale pontuar que Ecologia é um dos assuntos mais tratados pela Campanha da Fraternidade.

Durante o lançamento da programação oficial em Campo Grande, o arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara, ressaltou que o tema ecologia integrada vai muito além do que a maior parte das pessoas imagina. Não se trata apenas do ambiente, mas sim, de tudo que envolve e diz respeito a humanidade.

“A ecologia integral, ela implica tudo aquilo que diz respeito ao ser humano. A sua situação histórica, cultural, espiritual, social, tudo isso faz parte da ecologia integral. E nós queremos refletir sobre essa temática nessa Quaresma”, reflete.

Populares da Semana

Em outubro, servidores têm descontos exclusivos e concorrem a prêmios na Feira Central

Os servidores que frequentam a Feira Central têm uma...

Rio transborda, balneários fecham e Governador vai sobrevoar Bonito neste domingo

O Rio Formoso transbordou e pelo menos 7 balneários...

Governo de Mundo Novo dará início asfalto da Estrada do Cascalho na próxima semana

#mundonovo O Governo de Mundo Novo deu início na próxima...

Mato Grosso do Sul inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Na primeira etapa, as doses serão aplicadas em idosos...

Após trabalho de recapeamento, empresa chega no último bairro para realizar sinalização de trânsito

#Semcos Sete bairros de Mundo Novo foram contemplados com o...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares