17 de setembro de 2026

Secretaria de Meio Ambiente lança o Projeto Nascente Viva em Itaquiraí

A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o projeto piloto para preservação e recuperação das nascentes do município.
O Programa busca promover em conjunto com os produtores rurais, a gestão ambiental de proteção das fontes hídricas localizadas nas propriedades. O objetivo é recuperar e preservar os sistemas naturais geradores de água, tais como; matas ciliares e nascentes. O projeto piloto foi implantado no P.A Indaiá, lote 310, do produtor Sr. João Aguiar.
“É preservando o meio ambiente que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável e um futuro melhor para todos”, observou o prefeito Thalles.
O programa Nascente Viva, será executado com recursos próprios do município e, após o estudo que está sendo realizado pela equipe do Meio Ambiente Municipal, as ações deverão chegar em todas as regiões de Itaquiraí e terá como principal meta conscientizar produtores rurais, estudantes e a população em geral, sobre a importância da preservação ambiental.
“O Primeiro trabalho a ser feito é reconstrução das cercas para evitar que os animais cheguem até as minas. Outro passo importante é o levantamento de curva de nível que impedirá as enxurradas de correr para dentro das nascentes e, por fim, o plantio de mudas de árvores nativas”, detalhou a secretaria de meio ambiente.
“Queremos alertar sobre a necessidade de cada um fazer sua parte. Com essa iniciativa, iremos trabalhar em parceria com o produtor, dando suporte financeiro e técnico, para conseguirmos atingir o objetivo que é zelar pelas nossas riquezas naturais”, finalizou o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.
O evento contou com a presença dos técnicos da secretaria de meio ambiente, alunos da Escola Estadual José Juarez e do CEI Pequeno Príncipe, da Polícia Militar Ambiental, professores, dos vereadores: Careca, Valdinei Gubert, Cirço do Táxi, Jeffinho e Joel Cardos, além de servidores municipais.

Populares da Semana

Médica tenta reanimar, mas bebê de dois meses passa mal e morre em MS

Uma criança de apenas dois meses morreu nas primeiras...

Senado aprova reoneração gradual da folha a partir de 2025

Congresso manteve a regra vigente até o fim do...

‘Nasceram concursados’: filhotes em treinamento mostram habilidades em canil da PM

O BAC (Batalhão de Ações com Cães) da Polícia...

Depois de 20 dias, Parque Nacional de Ilha Grande volta a registrar focos de incêndio

O Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do...

Confira o cronograma para matrículas e rematrículas 2024 em Guaíra

O Município de Guaíra, via Secretaria de Educação, informa...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

JAPORÃ: Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento local

Órgão atua em várias ações e vertentes apoiando, orientando...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 5,2 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares