9 de agosto de 2026

Audiência Pública em Amambai debate a falta de água nas aldeias indígenas

Na última sexta-feira, dia 26, a Câmara Municipal de Amambai foi palco de uma importante audiência pública que abordou a preocupante situação da falta de água nas aldeias indígenas do município. A audiência pública foi uma proposição do vereador Tato Souza

Estiveram presentes o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, a presidente da Câmara, vereadora Lígia Borges, o Coordenador do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), Arildo Alves Alcântara, o chefe da Funai de Amambai, Jovelson Vasques Gonçalves, o chefe da Divisão Técnica da regional da Funai, Haller Nelson de Oliveira, representantes de movimentos indígenas do estado, vereadores, o secretário municipal de assuntos indígenas, Zenaldo Moreira, e o público em geral.

Durante a audiência, o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, reforçou o compromisso de sua gestão em buscar soluções para a falta de água nas comunidades indígenas. Ele destacou que cerca de 30% da população de Amambai é composta por indígenas e que o poder público não pode fechar os olhos para essa realidade.

O Prefeito também elogiou o atual Coordenador do Dsei-MS, destacando que foi a primeira vez que um coordenador buscou estabelecer uma parceria com a prefeitura para resolver a questão da falta de água. “O problema não se resume apenas a perfurar poços, mas também garantir a distribuição adequada, a manutenção e a valorização dos agentes sanitários responsáveis pelo abastecimento de água dentro das aldeias. Conte com nosso apoio, nossa articulação política e nossa determinação para resolver de vez esse problema.”

Durante a audiência, membros da comunidade indígena tiveram a oportunidade de relatar os problemas enfrentados nas aldeias devido à escassez de água. Professores mencionaram a necessidade de interromper as aulas mais cedo por falta de água, e alguns agricultores perderam suas plantações por não conseguirem irrigá-las adequadamente.

Além disso, os participantes destacaram as dificuldades enfrentadas no acesso à água, a necessidade de racionamento e as dificuldades cotidianas sem a disponibilidade desse recurso essencial.

O coordenador do Dsei-MS, Arildo Alves Alcântara, em sua fala enfática, pediu desculpas pelas atuações anteriores do órgão e assumiu o compromisso de resolver o problema da falta de água nas aldeias até o final do ano. Ele afirmou que, caso não haja soluções efetivas, estará disposto a renunciar ao cargo.

 

Populares da Semana

Prefeitura de Amambai entrega R$ 500 mil em investimentos no Hospital Regional

Foi entregue nesta terça-feira (17/02), a reforma de quatro...

Prefeito Léo e vereadores vão levar projetos ao governador Riedel

Asfalto na cidade e Morumbi, escola na aldeia e...

Mestre de obras e agora vidraceiro: vítima paga R$ 26 mil por serviço e profissional some

Um empresário de 33 anos, acompanhando a denúncia sobre...

Armados, 4 homens fazem família refém e roubam propriedade rural

Quatro homens assaltaram e fizeram refém uma família em...

Rapaz de 19 anos morre atropelado por trator durante colheita de soja em Caarapó

Jair Garcia Gomes, de 19 anos, morreu atropelado por...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares