25 de setembro de 2026

Programa federal levará internet para 171 instituições públicas de ensino de MS

Em todo o país, a iniciativa investirá R$ 8,8 milhões para levar conexão a 138 mil escolas de educação básica

Foi anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (26) o programa Escolas Conectadas que pretende universalizar a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica até 2026.

A parceria entre os ministérios da Educação e das Comunicações irá promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas, a partir de um investimento de R$ 8,8 bilhões. Sendo que no Mato Grosso do Sul serão atendidas 171 instituições de ensino, ou seja 13% das 1.354 escolas públicas de educação básica no estado.

Atualmente, o Estado já conta com 1.183 colégios com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. Outro desafio é levar conexão via Wi-Fi para 501 instituições de ensino públicas sul-mato-grossenses.

“A educação das nossas crianças e jovens não pode esperar. Temos que ter um trabalho imenso para recuperar a capacidade dessas crianças voltarem a aprender. Com internet de qualidade em todas as escolas, o filho do pobre terá a mesma qualidade de ensino que o filho do rico”, diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para além da necessidade de levar internet ao ambiente escolar, a intenção é garantir que esse acesso seja de qualidade e verificado. A meta é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. No Mato Grosso do Sul, são cerca de 568,4 mil matrículas na educação básica.

As informações do Governo Federal indicam que hoje o Estado tem 213 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 707 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 434 sem qualquer tipo de monitoramento.

Há ainda duas escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à eletricidade por meio de gerador fóssil. Para essas unidades será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Rapaz é preso após passar as mãos em motorista de aplicativo durante corrida

Um rapaz de 22 anos acabou detido e levado...

Caminhonete com 8 pessoas atinge poste na Duque de Caxias e vítimas ficam em estado grave

No início da manhã deste domingo (5), uma caminhonete...

IPTU 2026: Guaíra leva atendimento ao interior e amplia plantão no Paço Municipal

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de...

Espancada com pedaço de pau, mulher cava buraco em parede para fugir do marido

Mulher, de 26 anos, espancada e mantida em cárcere...

Cliente é assassinado com quatro tiros na cabeça ao deixar carro para conserto em funilaria em Naviraí

O cliente de uma funilaria identificado como Cícero Ferreira...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares