8 de maio de 2026

Quarentena faz crescer violência doméstica e assaltos no Paraguai

A polícia paraguaia já constatou aumento considerável dos casos de violência doméstica e arrombamentos de lojas, casas de ferragens e supermercados durante a quarentena total por causa da pandemia do novo coronavírus, ampliada até o dia 12 de abril. Só no fim de semana, 20 pessoas foram presas e denunciadas pelo Ministério Público por saques em lojas e mercados.

Boa parte dos roubos ocorre nos arredores da capital Asunción, onde foi registrada a maioria dos 64 casos de Covid-19 confirmados até agora. De acordo com o Ministério Público paraguaio, no começo da quarentena, há duas semanas, houve queda nos casos de violência doméstica, feminicídio e assalto, mas agora os números voltaram a aumentar.

Na capital, a polícia reforçou a segurança na área onde ficam os principais supermercados da cidade de 530 mil habitantes para evitar saques após rumores de que os estabelecimentos seriam atacados por pessoas necessitadas.

Na fronteira com Mato Grosso do Sul, o Exército paraguaio mantém barreiras para impedir a circulação de pessoas. Valetas foram abertas entre Pindoty Porã e Sete Quedas (MS) e entre Ypehú e Paranhos (MS). Também está bloqueado o acesso entre Bella Vista Norte e Bela Vista (MS) e Salto del Guairá e Mundo Novo (MS).

Em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), uma cerca de arame farpado de pelo menos 8 km foi levantada na Linha Internacional, fato histórico nesse trecho da fronteira.

Enquanto o governo amplia o período de quarentena, o desemprego também aumenta. O governo anunciou que vai fazer uma lista dos trabalhadores que perderam o emprego e tentar realocá-los no serviço público. O Paraguai também anunciou subsídio para ajudar quem ficou sem renda por causa da pandemia.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Eldorado conquista pá carregadeira e aparelho de ultrassom

Em Eldorado a parceria do prefeito Léo e da...

Crianças pediram ajuda a vizinhos após mãe ser morta a facadas pelo marido

Os três filhos da venezuelana Celeste Josefina Gonzales Misel...

Executado com 31 tiros era procurado e usava documentos falsos

A Polícia Nacional do Paraguai confirmou, no fim da...

Suspeita de trocar filha por drogas e bebidas, mãe é presa no Paraguai

Uma mulher foi presa nesta quarta-feira (16), por agentes...

Governo de Mato Grosso do Sul incentiva servidores na busca de soluções inovadoras

Apresentar soluções inovadoras no serviço público e incentivar boas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares