25 de setembro de 2026

Unidade itinerante de Rede Hemosul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realiza coleta de sangue em Iguatemi

Salvar vidas ficou mais fácil. Na manhã desta terça-feira (14), a Unidade Itinerante da Rede HEMOSUL, está realizando Coleta de Sangue e cadastramento de doadores de Medula Óssea em Iguatemi. A ação, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Hemosul-MS, que é o serviço oficial de hemoterapia e hematologia do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, vinculado à SES (Secretaria de Estado de Saúde). O objetivo é aproximar o serviço de coleta nos 79 Municípios do estado e cadastrar o maior número de doadores. São aceitos todos os tipos de sangue.
A aquisição do novo ônibus da Rede Hemosul, batizado de “Ônibus da Vida”, foi viabilizada pelo Deputado Federal Geraldo Resende, com investimento de aproximadamente 3,3 milhões. As Vereadoras Rose Boscarioli e Miriam Krenczynski foram as responsáveis pela indicação para a vinda da Unidade para o Município. A unidade móvel, tem capacidade para 100 coletas diárias e percorre todos os Municípios do estado.
A Enfermeira Carol Vasconcelos, representando o Secretário Municipal de Saúde Janssen Galhardo, e as Vereadoras, em suas falas, agradeceram toda a equipe de Profissionais da Secretaria de Saúde e ao grande número de doadores iguatemienses que estão participando desse importante gesto de solidariedade. Ressaltaram também que, doar sangue não tem preço. “Para quem doa não faz falta, mas para quem recebe vale uma vida”.
De acordo com a Coordenadora Ângela Maura responsável pelo Cadastro de Medula, a estratégia de levar a coleta de sangue para os Municípios tem sido intensificada neste ano de 2026, para equilibrar os estoques. Os materiais coletados são utilizados em atendimentos de urgência, cirurgias e tratamentos contínuos nas Unidades de saúde do Estado.
Para doação de Medula Óssea podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 35 anos, que estejam em boas condições de saúde. O procedimento é simples e rápido, através de coleta de sangue, como em um exame laboratorial, além do preenchimento de um cadastro. O voluntário passa a integrar o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para doadores de sangue a idade é de 18 até 61 anos. Caso já seja doador pode doar até os 69 anos.

Populares da Semana

MS participa da cerimônia de acordo entre Planejamento e Conselho de Secretários Estaduais

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica,...

Prefeitura de Eldorado participa de reunião do PROSOLO sobre conservação do solo e da água

A Prefeitura de Eldorado participou de uma reunião com...

Quarta-feira de tempo parcialmente nublado em MS

A quarta-feira (17.7) em Mato Grosso do Sul será...

Investimentos do Governo do Estado em Itaquiraí somam mais de R$ 82 milhões

Nos últimos 8 anos os investimentos do Governo do...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

PM criou falso fugitivo para furtar droga apreendida em galpão, aponta MP

Denúncia traz nomes de 10 acusados de usar viatura...

Fundo falso de caminhão escondia carga de R$ 1,5 milhão em celulares no PR

Uma carga de celulares de origem estrangeira, avaliada em...

Superpostes da Avenida Brasil são reativados e reforçam iluminação pública em Eldorado

A Prefeitura de Eldorado realizou a reativação dos superpostes...

Curso de Eletricidade Industrial forma 19 alunos em Guaíra

Eletricidade Industrial exige conhecimento técnico, prática, atenção à segurança...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Artigos Relacionados

Categorias Populares