Novos pacientes procuraram o Jornal Midiamax nesta quinta-feira (7) após reportagem que divulgou uma morte e mais quatro internações, sob a suspeita de infecção bacteriana causada durante procedimento de hemodiálise, em uma clínica particular na Rua 13 de Maio, no bairro São Francisco, em Campo Grande.
Após a veiculação da matéria, o marido de uma paciente da clínica procurou o Midiamax para relatar que a esposa, de 54 anos, precisou ser “internada às pressas” depois de passar mal durante um procedimento realizado no dia 27 de abril de 2026. Conforme o homem, a paciente contraiu um quadro grave de infecção e ficou internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva). Ela deve permanecer no hospital por 14 dias, fazendo o uso de antibiótico.
“Ela faz diálise há quase dois anos. Eles estão falando que estão dando assistência às pessoas, mas só mandaram mensagem uma vez [durante todo o período desde que a paciente foi internada]”, diz o marido da paciente. Ele informou que irá contactar um advogado para tomar as providências necessárias.
Outra paciente da clínica relatou que, nos últimos dias, testemunhou outros pacientes sendo hospitalizados devido a infecções causadas por bactérias. O cenário causa preocupação. “Já tem três semanas que o pessoal vem passando mal. No meu horário, foram três que tiveram as mesmas reações. A gente se preocupa. Temos uma colega que saiu ontem [da internação] e outra que ainda se encontra hospitalizada.”
Os problemas relatados à reportagem não se restringem ao procedimento. Uma mulher relatou que a clínica fechou o refeitório, prejudicando os pacientes que vêm do interior do Estado fazer a hemodiálise. “Colocaram uma visão de que os pacientes não podem mais usar o refeitório. Os pacientes que vêm de outra cidade estão tendo que comer na calçada, e quem não consegue caminhar come na recepção mesmo. Não podemos nem esquentar nada [a comida].”
Conforme relatos de pacientes, duas pessoas teriam ficado intubadas na Santa Casa de Campo Grande após passarem mal na clínica. Também há relato de uma morte. O mal súbito ocorreu enquanto os doentes renais crônicos realizavam sessões de hemodiálise. Nove pessoas teriam passado mal.
Pacientes atendidos na clínica por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) enviaram reclamações à reportagem sobre suposto reúso de capilares — ou seja, o filtro da máquina de hemodiálise, responsável por ‘substituir’ parte da função dos rins. A situação causa medo e preocupação.
“Os capilares do pessoal do convênio são de uso único, mas os nossos [pacientes do SUS] eles lavam e a gente usa na próxima sessão de diálise. Os nossos capilares são de reúso e de marcas ruins”, afirma uma mulher que frequenta a unidade de saúde.
A clínica atende por meio de planos de saúde, de forma particular e pelo SUS. No dia em que as pessoas passaram mal, todos os atendimentos eram pelo sistema público. O Jornal Midiamax apurou que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi notificada sobre o ocorrido.
O que diz a clínica?
A reportagem procurou a clínica novamente, na manhã desta quinta-feira (7), e a unidade reforçou a nota encaminhada anteriormente, destacando que apura e acompanha os fatos relatados pelos pacientes da unidade de Campo Grande na última semana.
“Toda a assistência necessária está sendo prestada, com acompanhamento contínuo das equipes médica e assistencial, além do suporte aos familiares. Reforçamos nosso compromisso com a segurança, a qualidade do atendimento e o cuidado prestado em nossas unidades“, afirma a clínica.
O Jornal Midiamax também acionou a Sesau para questionar se a pasta confirma ter sido notificada sobre a ocorrência, quais procedimentos serão realizados para apuração, se houve infecção bacteriana e o que causou essa situação. Não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto. Fonte: Midiamax

