7 de maio de 2026

Educação de MS implanta protocolos de segurança escolar para situações de emergência

A SED (Secretaria de Educação) instituiu protocolos de segurança escolar para situações de emergência em todas as unidades da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a prevenção, mitigar ameaças, preparar as equipes escolares, orientar respostas imediatas e estruturar ações de recuperação diante de ocorrências que possam comprometer a integridade física, emocional e psicológica de estudantes, professores e servidores, além de preservar a imagem institucional das escolas.

Os protocolos estabelecem procedimentos padronizados para diferentes cenários de risco e foram elaborados com base em referências técnicas nacionais, incluindo orientações do Ministério da Educação, normas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, manuais de segurança industrial e diretrizes de atendimento pré-hospitalar, além do regimento escolar da própria secretaria. A proposta é garantir maior preparo das unidades de ensino e atuação coordenada diante de situações de emergência.

A Coordenadoria-Geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes da SED será responsável por instituir, revisar e atualizar periodicamente os protocolos, considerando a evolução dos cenários de risco, evidências técnicas e experiências práticas no ambiente escolar.

Nas escolas, a aplicação das medidas caberá aos diretores, que deverão adotar de forma imediata e adequada as orientações previstas nos protocolos conforme a natureza e a gravidade da situação enfrentada, assegurar que professores, equipes gestoras e servidores administrativos tenham pleno conhecimento dos procedimentos de resposta a emergências, promover a divulgação periódica das orientações e garantir que as medidas de segurança estejam integradas às rotinas institucionais e ao planejamento da unidade escolar.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes da SED, coronel Marcelo Fraiha, destacou que os protocolos permanecerão disponíveis para consulta permanente pelos gestores das unidades da rede estadual, por meio do portal oficial da Secretaria de Educação, assegurando fácil acesso, ampla difusão e correta aplicação das diretrizes.

Ainda segundo o coordenador, as orientações de segurança poderão ser atualizadas sempre que necessário, garantindo que as escolas tenham acesso às versões mais recentes.

Adersino Junior,  Comunicação SED
Fotos: Arquivo Escolar

Populares da Semana

Sonho antigo, primeiro ginásio esportivo de Itaquiraí será construído pelo Governo do Estado

Um longo período de espera chegará ao fim. Itaquiraí...

Palotinenses são presos com droga e contrabando após fuga em Mundo Novo

Dois moradores de Palotina foram presos em flagrante durante...

Trabalho conjunto entre Agepen e SES reforça importância do uso de materiais de proteção individual

Campo Grande (MS) – Com foco no fortalecimento de ações...

Secretário de Saúde recebe Geraldo Resende, Léo e Fabiana e discutem apoio para Fundação Hospitalar Eldorado

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, recebeu em...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares