26 de setembro de 2026

Aumento da atividade econômica dá alívio na queda da arrecadação, avalia Riedel

Segundo estudo feito pelo Banco do Brasil, Mato Grosso do Sul deve ter um avanço estimado em 5,3% no PIB

O crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, que deve registrar o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2025, é o que garante um alívio aos cofres públicos após queda na arrecadação provocada pela redução da importação de gás boliviano. Em entrevista ao Bom Dia MS, na manhã desta segunda-feira (8), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), avaliou que o aumento das atividades econômicas foi um respiro em meio à crise financeira enfrentada pelo governo do Estado.

O progressista ainda ressaltou que, com os cortes de gastos iniciados em agosto, o Estado manterá o equilíbrio fiscal este ano.

“A perda da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do gás foi o principal causador desse desequilíbrio momentâneo; ainda bem que o Estado é um dos que mais cresce no Brasil. Então, as outras rubricas crescem junto não por aumento de dívida — nós não fizemos isso e mantemos um posto extremamente competitivo no Estado — mas por aumento da atividade econômica”, avaliou o progressista.

Segundo estudo feito pelo Banco do Brasil, Mato Grosso do Sul deve ter um avanço estimado em 5,3% no PIB. O Estado recebeu alguns dos maiores investimentos privados em curso no País, como as fábricas de celulose da Arauco e Bracell, que juntas devem superar R$ 50 bilhões. O bom momento econômico também é atribuído aos investimentos em infraestrutura logística, como a Rota Bioceânica e a Rota da Celulose.

Hoje o Estado é o maior exportador de celulose do país, o quarto em carne bovina e o terceiro em etanol, produto vendido para 35 países. As cadeias de soja, carne e celulose respondem por cerca de 70% do faturamento das exportações sul-mato-grossenses.

Porém, nos últimos anos os cofres estaduais sentiram a queda na arrecadação após a redução da importação de gás natural boliviano, que rendia elevado ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), chegando a responder por até um terço da receita do tributo. Atualmente o setor representa cerca de 10% do imposto recolhido no Estado.

“A gente tem como premissa garantir o equilíbrio fiscal. Se não há equilíbrio fiscal, não há social, não há investimento, não há capacidade do Estado fazer frente à demanda da sociedade. Então, muitas vezes, a gente tem que olhar para dentro, olhar dentro de todo o conjunto de despesas do Estado, para ser mais rígido, mais firme, mais criterioso, não liberar o que não seja essencial. Muitas vezes as pessoas reclamam, puxa vida, mas aquilo ali eu queria, mas não é essencial. Então não vai ter”, afirmou.

Entre as medidas para conter os impactos da queda na arrecadação e garantir o equilíbrio das contas públicas estão corte na aquisição de veículos, na participação em eventos, horas extras e revisão de despesas de custeio. O objetivo é atingir uma economia de pelo menos 25%.

Riedel reforça que o corte de gastos iniciado em agosto surtiu o efeito esperado. “Então a gente tem feito um trabalho muito rígido, muito forte nas despesas, na qualidade do gasto e tem garantido resultado, tanto é que a gente vai manter o nosso equilíbrio fiscal nesse ano e o ano que vem, a gente espera que haja uma reação um pouco maior em relação às receitas do Estado”, finalizou. Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Homem volta com facão ‘para matar’ vítima que reagiu a roubo de moto no Santa Luzia

Um homem de 34 anos tentou agredir um motociclista,...

Paciente ameaça funcionários de UPA e morre baleado pela PM

Homem de 26 anos teria se descontrolado por não...

Homem é assassinado no portão da casa da ex; atual companheiro dela é o suspeito

Bruno Ricardo Gomes de Oliveira, 37 anos, morreu por...

Cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios já podem ser adotadas em 17 cidades de MS

O lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2023 em Mato Grosso do Sul ocorreu,...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares