25 de setembro de 2026

VISA de Naviraí mantém atendimentos de denúncias de maus tratos a cães e gatos e castrações

A VISA – Vigilância em Saúde da Prefeitura de Naviraí não parou de atender e prestar socorros a animais de estimação. Pelo contrário, há projetos em andamento para ampliação das ações de combate ao abandono, crescimento populacional desordenado e maus tratos de cães e gatos.

“Estamos entrando no sexto mês da nova gestão. Somos sabedores da problemática sobre a causa animal. Não temos medido esforços para que em curto prazo todos nossos projetos sejam colocados em prática,  inclusive com o deslocamento do Castramóvel para os bairros”, afirma o gerente da Vigilância em Saúde, médico veterinário Dr. Manoel Messias.

Segundo ele, o setor passa por reestruturação para melhor atendimento da população e eficácia em suas ações. Porém, ao falar sobre as denúncias de maus tratos de animais de estimação, observa que a reclamação inicial deve se feita à autoridade policial, pois, se trata de crime. “Após o registro da denúncia junto à delegacia de polícia, o Poder Público Municipal é acionado e entra em ação a equipe competente da Visa, que acompanhará e constatará se realmente há crime de maus tratos”, explica Dr. Manoel.

“Portanto, os maus tratos a animais são atos de abuso, crueldade ou negligência que causam sofrimento físico ou psicológico a um animal. Neste sentido, a ação da Vigilância em Saúde atua com rigor e dentro da lei. E para dar sequência neste socorro, o Governo de Naviraí está mantendo o abrigo de cães e gatos, agora instalado no recinto do Parque de Exposições. Em nossa proposta, o local passará a ser denominado de Unidade de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal”, informa o gerente da Vigilância em Saúde.
Porém – acrescenta Dr. Manoel Messias – este avanço dependerá de tramitação de uma lei, da prévia aprovação da Câmara de Vereadores e posterior sanção por parte do Chefe do Executivo. “Mas, independente da questão burocrática que legalizará esta unidade de bem estar animal, continuamos realizando atendimentos diários, inclusive a castração”, finaliza o gerente municipal.
Equipe realiza atendimentos veterinários e castrações durante ação no Abrigo de Animais. ©Divulgação/Visa

Populares da Semana

Energisa dá início as obras para melhorias no sistema elétrico de Itaquiraí

Após solicitação do prefeito Thalles e dos vereadores: Valdinei...

STF suspende por 30 dias os trabalhos da comissão especial do marco temporal

Gilmar Mendes determinou que a próxima audiência de conciliação...

Variante predominante e nova cepa da Índia podem provocar 3ª onda de covid em MS

Desde o dia 11 de maio são registrados mais...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante Termina na...

Japorã amplia a produção de frangos com a construção de 16 novos aviários

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação/PMJ) O município de Japorã vive...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

Artigos Relacionados

Categorias Populares