7 de maio de 2026

Catadores de Itaquiraí representam o município em evento nacional sobre meio ambiente e políticas públicas em Goiânia

A Cooperativa Ecogreen de Itaquiraí-MS esteve presente no Encontro CATAR (Catadores em Ação pela Transformação Ambiental e Reconhecimento), realizado nos dias 22 e 23 de maio, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO.
O evento reuniu representantes de cooperativas de todo o Brasil para debater temas fundamentais ligados à atuação dos catadores e à agenda ambiental do país.
Representando Itaquiraí, os catadores Juliendini e Lucas participaram das discussões, levando a voz e a experiência da Cooperativa Ecogreen, referência em coleta seletiva e reciclagem no município.
Durante o evento, foram abordados temas como direitos dos trabalhadores dos centros de triagem, extinção dos lixões, contratos de prestação de serviço, empreendedorismo, logística reversa, salários, insalubridade, benefícios sociais, e ainda a possibilidade de isenções tributárias como PIS, COFINS, ICMS e Imposto de Renda, voltadas para o setor.
O encontro teve a presença de importantes autoridades e representantes de instituições públicas e privadas, como: Sebastião Santos, presidente fundador do MESC e ganhador do Oscar; Valéria, advogada da União; Alexandre Araújo, representante da Tetra Pak; Deputada Federal Flávia Morais; Vereadores de Goiânia; Valéria Bastos, da PUC-Rio e Angelita Pereira Lima, reitora da UFG.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaquiraí apoia e incentiva iniciativas como essa, que fortalecem o papel dos catadores e promovem o desenvolvimento sustentável. A participação no Encontro CATAR reafirma o compromisso do município com as políticas públicas voltadas à valorização da categoria, à preservação ambiental e à transformação social por meio da inclusão produtiva.

Populares da Semana

Guarda Municipal acaba com festa que durava 8h e extrapolou toque de recolher

Indo na contramão das recomendações de saúde por conta...

Polícia divulga cartaz com suspeito de esquartejar jogador

Polícia fez cartaz com imagem e divulgou telefone para...

Pesquisa aponta mudanças na corrida para o governo de MS com o início do horário eleitoral

A pesquisa do Instituto Ranking Brasil para governador (a) de Mato...

Onça avança em equipe e fere outro homem durante resgate de corpo de caseiro no Pantanal

A onça-pintada que matou o caseiro Jorge Ávalo no pesqueiro...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares