25 de setembro de 2026

Campanha “Mão Amiga” de Naviraí visa resgatar pessoas em situação de rua para o convívio familiar

A gerente municipal de Assistência Social, vice-prefeita de Naviraí Telma Minari, acompanhada por gerentes municipais e servidores da Gerência de Saúde, Gerência de Educação e da Assistência Social lançou, na manhã de hoje (05-05), a Campanha “Mão Amiga”. “O objetivo é unir esforços para conscientizar, incentivar e, sobretudo, fortalecer o Serviço Especializado em Abordagem Social, o SEAS”, explicou Telma em fala na Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

A vice-prefeita destacou as parcerias transversais com a Gerência Municipal de Saúde (GMS), com a Gerência de Desenvolvimento Econômico (GEDEC), Gerência de Gabinete, Gerência de Assistência Social, Superintendência de Habitação, com a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), e organismos de Segurança Pública.

“Naviraí mantém ambiente favorável para que estas pessoas continuem nas ruas. O serviço de abordagem vinha sendo feito sem orientação especializada até o momento. Mas, precisamos olhar de forma diferente este problema. Promover a inclusão, o acolhimento, o encaminhamento com o apoio e engajamento de toda a comunidade. Por isso, a importância dos parceiros e do poder público. Juntos, poderemos construir um futuro mais inclusivo onde a dignidade humana seja valorizada para cada indivíduo, independentemente onde ele esteja”, argumentou Telma Minari.

Gerente de Assistência Social, vice-prefeita Telma Minari durante o lançamento da Campanha “Mão Amiga” no plenário da Câmara de Vereadores de Naviraí. ©Victor Dobbins/PMN

Ela explicou a atuação do SEAS que trabalha na retirada dos moradores de rua e busca promover o retorno deles à vida familiar e comunitária, enfim, ao convívio social e, sobretudo, oferece o acesso à rede de serviços socioassistenciais bem como às demais políticas públicas de inclusão da pessoa humana.

“Inicialmente, o SEAS buscou entender melhor as pessoas em situação de rua, o que fazem e o que precisam. A perda familiar, falta de oportunidade no mercado de trabalho, ou dependência de substâncias químicas são os fatores que mais levaram pessoas a viveram nas ruas da cidade, dormindo em calçadas e em marquises de prédios. O Poder Público e os nossos parceiros, precisamos fazer esta fala em conjunto para ajudar, decidindo a maneira mais humana para lidar com estas pessoas, apontando soluções eficazes para transformar a nossa realidade em melhores condições para estas pessoas que sobrevivem em vulnerabilidade social”.

Telma Minari informou que nos últimos dias foram realizados 160 atendimentos às pessoas em situação de ruas em mais variadas situações, sendo grande parte deles dependentes químicos, onde o Abrigo Paulo Estevão e Abrigo do Dalmo tem sido parceiros humanitários.

“O CAPs é o Centro de Atendimento Psicossocial, é a porta de entrada para reabilitação, o CREAS, os postos de saúde, o Hospital Municipal, a Gerência de Habitação, todos temos que olhar com muito carinho, conscientização e empatia. Imaginem que estas pessoas estão sem lugar para dormir, não têm garantia de um prato de comida, sem acesso a serviços básicos, sem esperança de dias melhores. Por isso, pedimos a todos que venham fazer parte desta campanha “Mão Amiga”. Vamos discutir os espaços públicos, fazer o enfrentamento do problema em conjunto aproveitando imediatamente as várias políticas públicas, a Educação, a Saúde, o setor organizado como da ACEN que sabe da necessidade de atacarmos a questão de frente. Iniciamos esta campanha agora, mas, ela precisa de todos para dar as respostas que todos queremos, em benefício de toda a sociedade”, antecipou a gerente social da Prefeitura de Naviraí, que, prontamente, recebeu apoio e aval dos vereadores presentes à sessão.

 

Gerente Adjunto de Saúde, Dr. Bruno R. Dantas, vice-prefeita Telma Minari, e gerente de Saúde Dra. Ângela Cristina Castro Lopes: União em prol da “Campanha Mão Amiga”. ©Victor Dobbins/PMN

Populares da Semana

Vereador Evaldo visita Asproleite, que será reativada para produzir leite tipo C

O vereador mundonovense Evaldo Carlos (PSDB), campeão de votos...

PSDB e PP vão reeditar aliança de 2022 em 20 municípios do Estado neste ano

Os diretórios estaduais do PSDB e do PP em...

Inscrição de concurso da UEMS com salários de até R$ 6,9 mil termina no dia 25

Terminam no dia 25 de outubro as inscrições de concurso público...

Passageiro mata taxista, rouba carro para perseguir ex-mulher e sofre acidente

Um taxista de 75 anos, identificado como José Pereira...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares