12 de julho de 2026

Aulas de Educação Ambiental aos alunos da Aldeia Porto Lindo têm grande repercussão

Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Japorã envolveu crianças do Pré-Escolar em palestras e plantios de ipês

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação)

Uma iniciativa do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Japorã, desenvolvida durante a Semana do Meio Ambiente, continua tendo grande repercussão entre as crianças da Aldeia Porto Lindo – Yvy Katu. A ação envolveu os alunos da Escola Polo Municipal Tekohá Guarani – Extensão Dr. Nelson de Araújo que, entusiasmados, participaram ativamente, fizeram indagações e, posteriormente, relataram aos familiares a experiência vívida.

“Inicialmente, fizemos as palestras na sede da escola nos períodos matutino e vespertino com alunos do Pré e 1 e 2 do Ensino Fundamental. Na sequência, passamos vídeos e slides durante a conversa com as crianças. No final, levamos todos para uma aula prática onde fizemos o plantio de mudas de ipê que são cultivadas no Viveiro Municipal. O plantio teve a participação direta das crianças”, explica o Chefe de Núcleo, palestrante Weverton Zeneratti Lourenço.

A Diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Sedama, Mayara Cristina Neves Abel, acrescenta que as ações da Semana do Meio Ambiente têm sequência no ambiente escolar, pois, foram feitas entregas de algumas lembrancinhas, sendo um kit para que os professores orientem os alunos a plantar uma semente e, simultaneamente, possam mostrar e acompanhar o crescimento da planta junto com os alunos.

“O objetivo da ação, desenvolvido pelo coletivo educador em parceria entre a Sedama e a Secretaria Municipal de Educação, foi o de promover a conscientização ambiental entre os estudantes, com palestras e orientações sobre a preservação do meio ambiente, e destacar a importância dos cuidados com a natureza e os recursos naturais. E através da execução prática de plantio de árvores no espaço escolar, incentivamos atitudes sustentáveis ​​e o compromisso com a preservação ambiental. Temos a convicção de que as ações contribuíram para o aprendizado e a formação de alunos mais conscientes e responsáveis. Por isso, o entusiasmo ainda permanece no ambiente escolar”, analisa Weverton Zeneratti.

Registro fotográfico: ©Divulgação/DMA/PMJ.

Fonte: Panorama do MS

Populares da Semana

Setor pecuário acredita que vendas serão retomadas esta semana

"A suspensão das exportações de carne bovina para China...

Programa Mais Asfalto para Mundo Novo trabalha com drenagem na Avenida Brasília e recuperação nos bairros

#Semcos O programa mais Asfalto para Mundo Novo trabalha nesta...

Homem é ferido a tiros na MS-441 por desconhecido escondido em milharal

Um homem de 48 anos foi ferido a tiros...

Acusado de matar cabeleireira com tiro na cabeça é condenado a 27 anos em MS

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado...

MS tem a 3ª maior população indígena do país, mas só elegeu 6% na última década

Mato Grosso do Sul concentra a terceira maior população...

Morto pelo Bope já havia jurado matar policiais, diz comandante

O homem apontado como terceiro envolvido na morte do...

Segundo confronto em 30 horas termina com mais uma morte

Gabriel Henrique da Silva Claro Benites, de 21 anos,...

COWBOY DE AÇO: Fernando Rufino é Ouro no Canadá

O bicampeão paralímpico segue no topo! Fernando Rufino mostrou mais...

Cacau Show reinaugura loja em Eldorado

A CACAU SHOW REINAUGUROU UNIDADE EM ELDORADO A Cacau Show...

MOSTRA CULTURAL CELEBRA A ARTE E O TALENTO

Na noite da última sexta-feira (10/07), o Espaço Cultural...

Intervilas de Futebol define campeão de 2026 neste domingo em Sete Quedas

Acontecem na tarde deste domingo, dia 12 de julho,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares