25 de setembro de 2026

‘Agro não queima e não destrói’, diz Tereza Cristina sobre incêndios florestais no país

A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), afirmou que o “agro não queima e não destrói aquilo que trabalhou tanto para construir”. Assim, apoiou a priorização da votação de um pacote de projetos de lei para punir com mais rigor os crimes de incêndios florestais.

O pacote foi definido como prioridade pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária). “Reafirmamos nosso compromisso com a proteção das florestas e demais tipos de vegetação nativa no Brasil e anunciamos uma ação coordenada contra incêndio criminoso”, explicou.

No Senado, Tereza afirmou que “os produtores rurais, sobretudo os de cana, estão entre os mais prejudicados pelos incêndios que ocorrem em São Paulo e em diversas regiões do país”. Segundo ela, fazendas foram devastadas e sofreram prejuízos.

Além disso, afirmou que o ‘verdadeiro produtor rural’ sabe da importância da água, do solo e da vegetação. “Não podemos permitir que narrativas falsas tentem culpar os produtores por incêndios cometidos por criminosos”, pontuou a senadora.

Por fim, Tereza Cristina comentou sobre investigações em São Paulo, que teriam identificado provável ação do crime organizado para atear fogos na região canavieira de vários municípios do Estado.

“É uma ação criminosa completamente diferente das queimadas verificadas esse ano na Amazônia e no Pantanal, que se devem sobretudo aos rigores climáticos e ao manejo ilegal do fogo no meio rural, que hoje está proibido, em qualquer circunstância”, argumentou.

Ação coordenada

Por sua vez, a FPA anunciou que fará ação coordenada na Câmara dos Deputados para aprovar projetos de lei que tratam das punições para crimes de incêndio de forma mais rigorosa.

Fazem parte do pacote os projetos de lei 3304/24, 3311/24, 3300/24 e 3299/24. Por fim, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), comentou sobre a gravidade da situação.

Destacou os cenários das regiões Sudeste e Goiás. “Os prejuízos são totalmente para o agro e os produtores rurais”, apontou Lupion. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Estado vai pagar 2ª parcela do 13º para servidores em 10 de dezembro

A primeira foi depositada em 25 de setembro e...

Outubro Rosa: mamografia aumenta as chances de cura do câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente...

Com percurso até para pets, Circuito Banco do Brasil abre temporada na Capital

O Circuito Banco do Brasil de Corrida de Rua...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares