7 de maio de 2026

Programa federal inédito vai apoiar indígenas em gestão da terra

“Teko Porã” será lançado pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas) na quarta-feira (14), em Dourados

O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) lança na próxima quarta-feira (14) o Programa Teko Porã para apoiar a elaboração de planos de gestão territorial e ambiental e implantar o projeto de ressocialização de indígenas Guarani Kaiowá em situação de encarceramento em Mato Grosso do Sul. A medida é inédita e faz parte de uma série de ações paralelas ao plano do governo para destravar processos de demarcação e resolver conflitos territoriais com produtores rurais.

Teko Porã significa “bem viver” em português. O secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Luiz Eloy, fará assinatura de um TED (Termo de Execução Descentralizada) com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para o desenvolvimento do programa, cujo recurso financeiro ainda será anunciado.

O lançamento será na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Dourados. A Funai (Fundação Nacional do Índio) também estará à frente do programa que terá consultorias e outros eixos que serão detalhados durante o lançamento.

Segundo o secretário-executivo, será anunciado também um projeto de inquérito epidemiológico para analisar o impacto do agrotóxico nas comunidades Guarani Kaiowá. Os produtos são usados nas lavouras das fazendas próximas às aldeias.

“A Funai vai fazer processo para avançar nos processos demarcatórios e a gente vai avançar nas outras políticas de proteção. Vai ter um eixo para proteção das casas de reza, o que é fundamental porque tem aumentado muito os ataques às casas de reza”, explica Luiz.

Casa de reza – Esses são locais importantíssimos para os Guarani Kaiowá. Após confronto com fazendeiros, nas últimas semanas, na região da Terra Indígena Panambi, instalada no distrito de Lagoa Rica, em Douradina, o indígena Sidimar Franco Aquivel, de 27 anos, relatou a perda de um item e fez uma comparação para explicar o valor do local e dos artefatos das casas.

“Passaram por cima do nosso chiru, nosso artefato sagrado. É a mesma coisa que a gente entrar em uma igreja católica e passar por cima de um altar”, disse Sidimar, após o conflito no local, que está a 192 quilômetros de Campo Grande.

Agenda com o presidente – O programa será lançado dias depois da reunião entre lideranças Guarani Kaiowá e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (10), em Brasília (DF) para tratar do conflito entre a comunidade e proprietários rurais na

A reunião teve a presença de membros da Assembleia Aty Guasu e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, Paulo Pimenta; e da presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Joenia Wapichana. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Prefeitura de Amambai distribuirá 7886 tênis para estudantes da rede municipal

Com foco em auxiliar no orçamento familiar, promover uma...

“Absurdo”, diz governador de MS sobre veto do Carrefour à carne do Mercosul

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel,...

Sérgio de Paula diz que Assomasul é a melhor casa política de MS

Willams Araújo O secretário especial do Governo, Sérgio de Paula,...

Atleta iguatemiense Gabriel Torres se destaca no festival de Verão na cidade de Guaíra

No último sábado (21), teve início o Festival de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares