27 de setembro de 2026

Vem aí: Primeira frente fria do inverno pode registrar mínima de 2°C em MS

Previsão indica possibilidade de pouca chuva em algumas cidades do sul do Estado, com frente fria breve

A previsão para os próximos dias é de aproximação de uma frente fria que promete derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul. Os indicadores marcam possibilidade de frio de 2°C na primeira queda dos termômetros do inverno.

Segundo o Climatempo, as menores temperaturas esperadas serão para a região sul-fronteira do Estado, como em Amambai e Ponta Porã, com mínimas de 2°C a 3°C no domingo (30). A máxima não deve ultrapassar os 20°C.

Campo Grande deve chegar a mínima de 7°C e máxima de 21°C no domingo, mas com baixa possibilidade de chuva. A frente fria deve influenciar brevemente nas temperaturas, já que na terça-feira (2) o calor retorna e ultrapassa 32°C.

Do calor ao frio

Na região sudoeste, Porto Murtinho, que registrou nos últimos dias altas temperaturas, começa a ter queda nos termômetros no sábado (29), com mínima de 13°C e máxima de 25°C. No domingo, a madrugada deve chegar a 5°C e a máxima será de 22°C.

Entretanto, o frio não será tão intenso na região pantaneira, norte e bolsão do Estado. Em Corumbá, por exemplo, a mínima deve ser de 15°C e máxima de 28°C no domingo.

Coxim terá mínima de 13°C e máxima de 27°C. Em Paranaíba, que na sexta-feira (28) deve marcar máxima de 34°C, temperatura cai para mínima de 12°C no sábado e 6°C no domingo, com máxima de 22°C.

Para as duas regiões, a chance de chuva é baixa. Sendo assim, o tempo de estiagem continua prolongado, com a sensação de tempo frio e seco. Manter a hidratação continuará sendo essencial para a saúde.

Inverno mais quente

Ainda conforme o monitoramento, este ano o inverno terá temperaturas mais elevadas que o normal, com predomínio do tempo seco, sem chuvas na maior parte do Brasil.

Prognóstico do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma estiagem ainda mais severa no próximo trimestre, com chuvas ainda mais baixas do que 300 milímetros esperados na região sul do Estado. Além disso, o calor deve permanecer em todo o Estado, com temperaturas máximas na casa dos 30°C.

Ainda não há previsão de frentes frias significativas, apesar da incidência do fenômeno La Niña, que deve vigorar no próximo trimestre. A La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do oceano Pacífico, que gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam nas chuvas. A atuação do fenômeno pode favorecer as massas de ar frio, mas não é a única forçante climática que determina as condições gerais do clima. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Adolescente de MS morta na fronteira teria sido vista discutindo com policial paraguaio

Corpo de Luana foi encontrado em decomposição (Foto: Reprodução/Redes...

Prefeitura de Itaquiraí adquire moderna UTI Móvel

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Carro carregado com quase 400 kg de drogas bate em poste durante fuga em Guaíra

Quase 400 quilos de maconha foram apreendidos após uma...

Investimentos em rodovias, pontes e estradas contribuem com escoamento da produção de soja em MS

Os investimentos em asfalto e manutenção das rodovias estaduais,...

Professor Rinaldo Modesto reúne lideranças políticas em Mundo Novo

O candidato a deputado estadual Professor Rinaldo Modesto esteve...

Lidio Lopes lidera no Avante com 2% dos votos

O deputado estadual Lidio Lopes continua na liderança isolada...

Paulo Corrêa lidera no PL com 2.30% dos votos

A uma semana das eleições, o deputado estadual Paulo...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares