10 de setembro de 2026

Em Brasília, Riedel e governadores do Sul e Sudeste buscam voto único na reforma

Além dos governadores, as bancadas federais de cada estado também participarão do encontro 

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participa nesta terça-feira (4) de uma reunião em Brasília junto com governadores dos estados do Sul e Sudeste. Os chefes dos Executivos estaduais vão debater sobre uma posição única em relação à reforma tributária.

Além dos governadores, as bancadas federais de cada estado também participarão do encontro. De acordo com a Agência Estado, os oito estados têm 264 votos na Câmara, volume tido como mais do que o suficiente para impedir a aprovação do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), construído em diálogo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Eduardo Riedel e governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) terão uma audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional às 11h.

Às 19h, os governadores se reúnem para um debate sobre a reforma tributária, o encontro foi organizado pelo Codesul e Cosud.

Vale lembrar que a reforma tributária é um assunto delicado e que Mato Grosso do Sul não está sozinho nas preocupações. Os estados do Centro-Oeste têm brigado juntos, uma vez que todos têm uma economia com presença marcante da produção agropecuária e que podem ser bastante impactados com as mudanças na sistemática tributária.

O governador apontou anteriormente ao Campo Grande News que ainda é cedo para falar sobre volume de perdas de receitas, por ser uma “discussão que ainda vai longe”. Mas, desde já, está marcando ponto em alguns temas da reforma, como a formação de um fundo constitucional para equalizar as perdas. Há uma preocupação com a composição desse fundo e com a sistemática de liberação de recursos.

Um dos aspectos que técnicos do governo externaram em uma das reuniões com os estados da região foi que MS apresenta um ritmo de crescimento superior ao do país e a forma de atualização dos valores para ressarcimento pode prejudicá-lo, se não forem devidamente corrigidos os repasses. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Evento na Câmara de Iguatemi em alusão ao Outubro Rosa contou com extensa programação

Fonte-Kidão Ascom/IGT. O “Outubro Rosa”, acontece anualmente com o objetivo principal...

Estrondos na madrugada assustam moradores de Bela Vista um dia após alerta falso da Defesa Civil

Um dia após alertas falsos da Defesa Civil assustarem...

Vereadoras Marcia e Diu buscam com deputada Rose verbas para infraestrutura

As vereadoras itaquiraienses Professora Márcia e Diu da Saúde,...

PRF informa interdição temporária da Ponte Ayrton Senna no dia 22 de setembro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a Ponte...

Itaquiraí tem resultado positivo no emprego e se destaca em MS no primeiro semestre de 2026

Unidade recebeu reconhecimento da FUNTRAB pelo desempenho na intermediação...

Carro carregado com quase 400 kg de drogas bate em poste durante fuga em Guaíra

Quase 400 quilos de maconha foram apreendidos após uma...

Sem reação da oposição, Riedel avança para vencer eleição no primeiro turno

Governador tem 58% dos votos válidos, enquanto Fábio caiu...

Atenção Iguatemi!

A Secretaria de Assistência Social de Iguatemi, por meio...

Artigos Relacionados

Categorias Populares