25 de setembro de 2026

Governo de MS e do Paraná divulgam hoje edital de leilão da Nova Ferroeste

Uma obra considerada emblemática para Mato Grosso do Sul, a Nova Ferroeste, que terá trecho de 333 quilômetros em solo sul-mato-grossense ligando Maracaju (MS) até o Porto de Paranaguá (PR), terá seu edital lançado hoje em cerimônia em Curitiba.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresenta nesta terça-feira (21) os detalhes do edital da Nova Ferroeste, que ficará disponível para consulta pública. O secretário de Estado de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck participa da solenidade, representando o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

No documento estão as regras do contrato que será levado à Bolsa de Valores no momento do leilão do projeto, previsto para o segundo semestre de 2022. O edital só será publicado oficialmente após a concessão do licenciamento ambiental. O evento acontece as 10h30, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Projeto estratégico – Para o governador Reinaldo Azambuja, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. “No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação”, salientou.

O secretário de Estado da Produção, Jaime Verruck, destaca que já foram realizadas as fases de audiências públicas e o edital é a nova etapa. “Já ultrapassamos a fase de audiências públicas ambientais, agora será lançado o edital em que será previsto todas as condições da obra, prazo, tecnologia a ser adotada”, destaca o secretário, lembrando a importância logística de uma ferrovia deste porte para o Estado. “A Nova Ferroeste vai representar um importante modal de escoamento de grãos da maior região produtora do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Trajeto – No Estado a ferrovia passará por oito municípios: Maracaju, Itaporã, Dourados, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo. A estimativa é que pelo menos R$ 4,7 bilhões sejam investidos na obra em solo sul-mato-grossense dos mais de R$ 29 bilhões estimados em todo o empreendimento. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Mesmo após 2º dia de chuva,tempo seco predomina em MS com máxima de 43°C

Mesmo com o segundo dia de chuva em Campo...

Prefeitos de MS devem ‘colocar o pé no freio e tomar medidas’, recomenda Assomasul durante crise

A recomendação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso...

Grande show em Eldorado

Na sexta-feira, 26 de dezembro, a partir das 22h,...

Tacuru deu a maior votação para Riedel no Estado: 84,86%

O município de Tacuru deu para  governador eleito de...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares