9 de agosto de 2026

Fórum da Rota Bioceânica atrai mais de 400 pessoas

Senador Nelsinho Trad destaca a grandeza do evento para Mato Grosso do Sul

O I Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor  Bioceânico” , promovido pela Assembleia Legislativa com apoio do presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, senador Nelsinho Trad (PSD/MS), do ministro das Relações Exteriores Carlos França e o Governo de Mato Grosso do Sul,  atraiu cerca de 400 pessoas e autoridades do Brasil e internacionais da Argentina, Chile, Paraguai e  Bolívia.  
No plenário e do saguão do prédio, estruturas foram montadas para atender o público. O senador Nelsinho Trad manifestou a grandeza desse fórum. “Mostra a magnitude do Projeto do Corredor Bioceânico e é com muito alegria que participamos dessa mesa de abertura. Esse evento é o resultado do trabalho e da parceria das instituições aqui representadas”, disse.
Em suas palavras, o senador Nelsinho Trad recordou o sonho do sul-mato-grossense de ter a rota concluída. “Lá nos anos de 1989, eu estava terminando a minha residência de Urologia, sou médico, teve uma pessoa que sonhou com essa rota e colocou como prioridade em MS, refiro-me ao Heitor Miranda dos Santos (ex-prefeito de Porto Murtinho) a quem peço uma salva de palmas”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.  
A Rota Bioceânica entre Brasil e Chile, passando por Paraguai e Argentina, vai transformar Mato Grosso do Sul em “hub logístico”, grande centro de importação e exportação. Oito municípios de MS estão incluídos: Porto Murtinho, Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Sidrolândia e Campo Grande, segundo o ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson, coordenador nacional do Corredor Rodoviário Bioceânico.
O projeto interfere ainda nas atividades de outros 15 municípios.
“Em área de influência (raio de 250 km) estão: Nova Alvorada, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Anastácio, Dois irmãos do Buriti, Bonito, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã e Antônio João”, explicou.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, quase 30% estarão ligados ao corredor. Municipalista, o senador Nelsinho Trad vem defendendo esse empreendimento. ”Na qualidade de senador da República pelo Mato Grosso do Sul e de Presidente da Frente Parlamentar Internacional, que instalamos no ano passado com a participação de parlamentares do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, vários deles aqui presentes, afirmo o nosso orgulho de representar o Braço Parlamentar desse Projeto.
O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PL), agradeceu o apoio do senador Nelsinho Trad e destacou a comunicação do evento para colocar MS no centro das discussões. “Estamos fazendo história”, afirmou o presidente, convidando todos para uma foto oficial.  
“Sintam-se parte desse projeto de desenvolvimento que extrapola o âmbito nacional de cada país e alcança o objetivo da integração que tanto almejamos para a nossa América do Sul”, ressaltou o senador Nelsinho Trad, agradecendo a vinda do ministro Carlos França, o parlamentar do Paraguai Enzo Cardoso, do Chile, os senadores Jaime Quintana Leal e Jorge Sória e o governador do Chile José Miguel.

Populares da Semana

Campanha da vereadora Diu chega ao Assentamento Santo Antônio

Em Itaquiraí a campanha da vereadora Diuquéblea Ismail, a...

Torturada, queimada e cortada: adolescente era mantida sob cárcere em Campo Grande

Uma adolescente de 17 anos foi mantida em cárcere...

Educação Especial tem mais investimentos governamentais

Com o Programa Estadual de Apoio às Instituições Privadas...

Telão na Praça Oscar Zandavalli mostrará estreia do Brasil na Copa do Mundo em Mundo Novo

#Semcos Serviço público atenderá até as 13h00 nesta quinta-feira (24) Nesta...

Gerência de Meio Ambiente de Naviraí reforça parceria com a Copasul em prol de agroindústria

O Governo de Naviraí, através da GEMA – Gerência...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares