25 de setembro de 2026

Novo modelo da CNH entra em vigor em junho e MS será o primeiro do país a emitir o documento

O Detran de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela (Senatran), Secretaria Nacional de Trânsito para realizar a primeira emissão do novo modelo do documento de habilitação. A impressão da nova CNH começa em 1° de junho.

A mudança segue a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro do ano passado e traz mais segurança aos motoristas com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações.

Outra mudança é a cor da carteira que traz predominantemente as cores verde e amarelo. A assinatura do motorista também mudou de lugar, ficando abaixo da foto. As categorias para as quais cada motorista está habilitado ficará marcada por desenhos de veículos, já a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente.

O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.

O novo modelo da CNH começará a ser emitido em 01 de junho, mas quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar. “O documento na versão atual continuará valido. Mas caso o condutor queira ter o documento no novo modelo, deverá ser solicitada a segunda via, mediante recolhimento das taxas de serviço”, informa a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab.

Escolhido para ser o primeiro a emitir o novo documento, o Detran-MS prepara evento de lançamento que contará com a presença do o Secretário da SENATRAN, Frederico Carneiro.

Bruna Pasche, Detran-MS.

Populares da Semana

Hospital Regional de Amambai está realizando cirurgias eletivas

A Caravana da Saúde foi retomada junto com os...

Correios anunciam banca de concurso que terá salários de até R$6,8 mil

Com a contratação de quase 4 mil profissionais, os...

Hoje: Noruega, Inglaterra, Argentina e Suíça disputam as duas últimas vagas nas semifinais

Três das principais estrelas desta edição – Lionel Messi,...

Campanha Novembro Negro será lançada nesta quarta

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de...

PL que cria pagamento de R$ 900 a cuidadores não remunerados será votado em 2ª discussão

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares