7 de maio de 2026

Depois de 9 anos, ex-prefeito que teve contas reprovadas é investigado por improbidade

Vagner Alves Guirado, ex-prefeito de Anaurilândia, município distante 370 quilômetros de Campo Grande, é alvo de inquérito civil após reprovação das contas de sua gestão no exercício de 2013. Relatório técnico do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) identificou irregularidades como divergências de valores e ausência de documentos.

Conforme edital publicado no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) desta terça-feira (1º), as investigações são conduzidas pelo promotor Edival Goulart Quirino, da Promotoria de Justiça local. O procedimento foi instaurado a pedido da Câmara Municipal que, seguindo parecer do TCE-MS, também julgou reprovadas as contas da prefeitura.

“Apurar eventual prática de violação aos princípios administrativos, tendo em vista a reprovação das contas públicas apresentadas ao TCE, referente ao exercício do ano de 2013, praticados pelo ex-prefeito de Anaurilândia Vagner Alves Guirado”, lê-se no objetivo do edital. Em seu relatório, o conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Kayatt, afirmou que faltaram documentos.

Consta que o gestor municipal na ocasião deixou de juntar o cadastro do responsável pelo controle interno, relatório das execuções dos projetos incluídos no orçamento, demonstrativo dos profissionais da educação, relatório de gestão orçamentária e financeira, comprovação da publicação do balanço orçamentário e extrato de credores, entre outros.

Foi confirmada também a ausência de parecer técnico do controle interno, da publicação do balanço, divergência nos valores integrados e repasse do duodécimo à Câmara Municipal acima do valor permitido. Com base nos relatórios apresentados, o promotor Edival instaurou inquérito para apurar eventuais atos de improbidade administrativa e acionou o ex-prefeito para esclarecimentos.

fonte: midiamax

Populares da Semana

Motociclista morre ao atingir lateral de carreta que atravessava a pista da BR-163

Na manhã de domingo (10), Rosalino Bica de Abreu,...

Japorã realiza 5ª Festa da fogueira neste sábado

Em Japorã acontece neste sábado a 5ª Festa da...

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Em meio a “crise do metanol”, o setor de bares...

Com seca e incêndios no Pantanal de MS, onças estariam devorando animais domésticos

A Ong (Organização Não-Governamental) Ecoa divulgou um alerta sobre casos de...

Governo de Naviraí inicia a entrega de 8.027 kits escolares: “Compromisso com o Futuro”

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares