Nova Ferroeste é discutida em Curitiba/PR

Na última segunda-feira (21), o Vice-prefeito e Chefe de Gabinete, Gileade Osti, junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Vereador Municipal Licenciado, Adriano Richter, participaram de reuniões sobre a atualização e o andamento da implantação da Nova Ferroeste, em Curitiba/PR. Foram convidados representantes das cidades paranaenses que fazem parte deste corredor logístico e que apresentam expressiva produção de grãos e proteína animal no Paraná.
O Deputado Federal Licenciado e Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, junto ao Deputado Estadual Hussein Bakri, e a equipe técnica de construção da Nova Ferroeste, apresentaram uma atualização sobre os estudos realizados para a construção da obra, falaram do traçado, ou seja, como será o trajeto/percurso que a linha ferroviária terá, e o estágio em que o projeto se encontra.
Segundo o Vice-prefeito, Gileade, Guaíra é um local privilegiado e estratégico para importação e exportação do país. Sua localização permite a implantação de 04 modais de transporte: rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário. Este é um dos fatores que torna a cidade muito atrativa para o seu desenvolvimento e progresso, com o avanço da Nova Ferroeste.
Conforme informações do Secretário Adriano, a equipe técnica de execução do EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que já estudou as alternativas de traçado, optaram por aproveitar a licença ambiental fornecida para a construção do desvio da rodovia BR-163, que está na próxima de ser licitada. Assim, ganhará celeridade nos licenciamentos e burocracias nos órgãos competentes.
Ao todo, a Nova Ferroeste promete ser o segundo maior corredor de grãos e contêineres do Brasil, com o comprimento de 1.285KM, fazendo uma conexão entre as cidades de Paranaguá/PR e Maracaju/MS. As estatísticas apontam uma demanda de cerca de 38 milhões de toneladas que serão circuladas pelo novo trecho, por ano, levando em consideração o tráfego interno.
DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria/Revisão: Cíntia Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here