MS recebe mais 81.190 doses e pode ampliar vacinação por idade se Ministério autorizar

Ministério da Saúde vai enviar 81.190 doses da vacina contra Covid-19 para Mato Grosso do Sul até sexta-feira (28). A Secretaria de Estado de Saúde (SES), explicou que depende de autorização do governo federal para ampliar vacinação para novos grupos.

“Aguardamos autorização do Ministério da Saúde para podermos começar a vacinar por idade. Enquanto o Ministério da Saúde não se posiciona, continuamos vacinando os grupos prioritários já abertos”, disse o titular da pasta, Geraldo Resende.

Cada município segue o próprio plano de vacinação, com base na campanha federal. As novas doses recebidas serão distribuídas possibilitar a continuidade da imunização nos respectivos públicos.

Em Campo Grande, pessoas com comorbidades, profissionais da educação e idosos com mais de 60 anos já foram contemplados com a campanha.

O município já havia declarado que possui capacidade para avançar na vacinação da população sem comorbidades, no entanto, depende das diretrizes federais e estaduais.

Últimas notícias

O 25º lote é composto por 73.000 doses da vacina da Astrazeneca e 8.190 doses da vacina da Pfizer. Com a chegada do novo carregamento, Mato Grosso do Sul somará 1.280.200 doses recebidas do imunizante.

Segundo a SES, as doses da Pfizer, que exigem especificidades na conservação, ficarão armazenadas no ultrafreezer emprestado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que está na na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Ele tem capacidade de armazenar as vacinas até a temperatura de -86 ºC.

De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Até agora foram vacinadas 1.058.244 pessoas no Estado, sendo 719.989 com a primeira dose e 338.255 com a segunda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here