9 de agosto de 2026

Depoimento de Mandetta tem atraso devido a bate-boca entre senadores

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado abriu na manhã desta terça-feira (4) a sessão em que irá ouvir o ex-ministro da Saúde da gestão Bolsonaro Luiz Henrique Mandetta (DEM).

No entanto, pouco mais de 1h desde o início da sessão, Mandetta ainda não foi ouvido devido a um bate-boca entre senadores da base governista e da oposição sobre a inclusão, ou não, de Estados e municípios no escopo das investigações.

Após a guerra de narrativas entre os dois extremos, a bancada feminina, na qual tem a liderança de Simone Tebet (MDB), tomou o uso da palavra para explicar que nenhum ente federativo ficará de fora das investigações, desde que tenha fatos determinados, como o que se deu base jurídica para o início delas.

“A CPI não irá se eximir a investigar ninguém, pois é direito dos senadores membros enviem requerimentos solicitando que a comissão avance sobre possíveis maus feitos nos Estados e municípios, caso tenham fatos determinados”, disse Tebet.

Depoimento

Ministro da Saúde quando o novo coronavírus chegou ao Brasil, Mandetta ocupou o posto até abril do ano passado.

O País tinha registrado um total de 1.924 mortes pela covid-19 quando ele saiu do governo, após um mês de intenso conflito com o presidente Jair Bolsonaro. Hoje, esse número é menor que a média diária de óbitos, acima de 2 mil.

Desde o início da crise causada pela pandemia, Mandetta e o presidente se desentenderam publicamente sobre a estratégia de combate à doença.

A opção do ex-ministro de manter as orientações da pasta a favor do isolamento social enquanto o Bolsonaro já se colocava contrário a essas medidas estremeceu a relação, afetada ainda pela a defesa do presidente ao uso da cloroquina em pacientes da covid-19.

Populares da Semana

Quarta-feira de tempo parcialmente nublado em MS

A quarta-feira (17.7) em Mato Grosso do Sul será...

Economia forte e justiça social: o legado de Reinaldo Azambuja em 8 anos de governo

Com uma economia pujante e prosperidade compartilhada com quem...

Filho é suspeito de matar mãe a facadas em Glória de Dourados

Michelly Rios Midon Oruê, de 47 anos, foi encontrada...

Vereador preso por bater em esposa já havia feito ameaças

Abuso excessivo de álcool, ameaças, agressões físicas e o...

Sejusp aponta que crimes caíram quase 50% em Mato Grosso do Sul durante as eleições

O balanço final da Operação Eleições 2024, divulgado pela...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Artigos Relacionados

Categorias Populares