24 de setembro de 2026

Câmara aprova projeto de lei que torna as escolas serviços essenciais

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (21) o projeto de lei (PL 5595/20) que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. 

O PL torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que aqueles que não podem ser interrompidos durante uma pandemia. A discussão e votação demoraram cerca de sete horas até a aprovação no plenário da Casa.

O texto, que segue agora para o Senado, prevê ainda, como estratégia para o retorno às aulas, critérios como prioridade na vacinação de professores públicos e funcionários de escolas públicas e instituições e a prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares pelo novo coronavírus.

Últimas notícias

Esse retorno deve ter ações pactuadas entre estados e municípios, com participação de órgãos de educação, saúde e assistência social.  

O projeto define parâmetros de infraestrutura sanitária e disponibilização de equipamentos de higienização e proteção, incluindo máscaras, álcool em gel 70%, água e sabão, nos momentos de recreio, de alimentação e no transporte escolar.

“Apesar dos esforços das redes estaduais e municipais para a oferta do ensino remoto, os prejuízos à aprendizagem de crianças e adolescentes, notadamente os mais pobres e vulneráveis, têm sido imensos pela suspensão das aulas presenciais”.

“E mesmo com a adoção do ensino remoto, há estudos realizados em diversos países sobre os efeitos da pandemia de covid-19 na educação que evidenciam perdas significativas de aprendizagem”, argumentou a deputada Joice Hasselman (PSL-SP), autora do substitutivo aprovado . 

Críticas

Parlamentares de diversos partidos de escolha obstruíram os trabalhos durante a votação por votação contra a volta durante a segunda onda de pandemia de covid-19. 

Na avaliação da professora deputada Rosa Neide (PT-MT), é necessário discutir o aumento de tecnologia e equipamentos para que os professores e alunos recuperem o tempo perdido durante o período de aulas paralisadas.

“Estamos no ápice da pandemia. Temos mais de 360 ​​mil mortos. Há muitos profissionais da educação que já perderam a vida, mesmo com aula remota e fazendo algumas atividades presenciais ”, afirmou a deputada Rosa Neide. 

“Queremos, sim, vacinas para todos e todas, queremos tecnologia para as escolas, queremos protocolo seguro, e não obrigar profissionais da educação a virem para uma sala de aula para a morte, estudantes levarem o vírus para casa”.

Para a líder do PSOL, deputada Talíria Petrone (RJ), uma discussão deve estar focada no estabelecimento de regras de segurança para viabilizar o retorno às aulas. Segundo a parlamentar, outro projeto de lei conhecimento “critérios epidemiológicos”, “que não colocam em risco nem alunos, nem famílias, nem profissionais de educação”.

“Nós queremos escolas abertas. Queria repetir aqui, queremos escolas abertas, porque entendemos que a escola é lugar fundamental para enfrentar as desigualdades de um país, para a alegria das crianças, para a saúde mental das crianças, para a alimentação das crianças, para compartilhar o cuidado com mães sobrecarregadas , mas não queremos isso a qualquer custo ”, argumentou.

Populares da Semana

Solto, pai de bebê morto diz que pena para madrasta ‘foi pouca’

Joel Rodrigo Avalo dos Santos, 28 anos, foi solto...

Fundect investiu R$ 66 milhões em 2022 com pesquisas, editais e inovações

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino,...

Equipe de Controle de Vetores de Amambai recebeu novos kits de trabalho

A Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal...

Prefeita Rosária recebe ambulância 0KM para Mundo Novo

A prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade (PSDB), participou...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares