12 de julho de 2026

Colheita da soja entra na reta final e plantio do milho passa dos 90% em Mato Grosso do Sul

A agricultura em Mato Grosso do Sul está a todo vapor. A colheita da safra de soja entrou na reta final e deve ser finalizada nos próximos dias, ao passo que o plantio do milho de 2ª safra alcançou 91,8% da área dedicada à cultura. Os dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) comprovam que o Estado caminha para atingir recordes de produção.

Com os avanços recentes, a colheita da soja chegou a 91,5%, reduzindo para 7% o atraso em relação a safra passada, conforme o último levantamento do Siga/MS, coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS).

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 4,13%, passando de 3,389 milhões para 3,529 milhões de hectares. Com a expectativa de colher 53 sacas por hectare em média, o volume esperado é de 11,222 milhões de toneladas. A comercialização da safra chega a 67,7%, com média de R$ 152,50 por saca.

“A safra caminha muito bem, mas neste momento percebemos um gargalo no escoamento do grão. A capacidade de armazenagem do Estado está no limite e precisamos de mais fluidez para que a soja saia, seja para indústria ou exportação. Nós da Semagro estamos atuando neste momento para que haja mais fluidez neste processo”, destacada o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

O plantio do milho segue em ritmo acelerado e também deve ser encerrado nos próximos dias. Mais de 91% da área destinada ao milho 2º safra está plantada, ainda que em percentual inferior ao mesmo período do ano passado. Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021.

Ainda de acordo com o boletim técnico, a produtividade está estimada em 93,4 sacas por hectare e a previsão é de que o Estado colha 10,618 milhões de toneladas do grão. O preço médio da saca de milho está em R$ 78,6 e 84% da safra 2020 foi comercializada até o momento

Populares da Semana

Setor pecuário acredita que vendas serão retomadas esta semana

"A suspensão das exportações de carne bovina para China...

Antes de acidente e perna amputada, menina de 6 anos fazia balé e tinha um sonho

Sobrevivente do acidente de ônibus que matou duas pessoas no...

Processo seletivo 2022: último dia para inscrição no vestibular da UEMS

Termina nesta segunda-feira (20) o prazo de inscrições para...

JAPORÃ: Riedel, Paulão e Paulo Corrêa anunciam asfalto em estrada secundária

Em evento nesta sexta-feira em Japorã em apoio à...

MS tem a 3ª maior população indígena do país, mas só elegeu 6% na última década

Mato Grosso do Sul concentra a terceira maior população...

Morto pelo Bope já havia jurado matar policiais, diz comandante

O homem apontado como terceiro envolvido na morte do...

Segundo confronto em 30 horas termina com mais uma morte

Gabriel Henrique da Silva Claro Benites, de 21 anos,...

COWBOY DE AÇO: Fernando Rufino é Ouro no Canadá

O bicampeão paralímpico segue no topo! Fernando Rufino mostrou mais...

Cacau Show reinaugura loja em Eldorado

A CACAU SHOW REINAUGUROU UNIDADE EM ELDORADO A Cacau Show...

MOSTRA CULTURAL CELEBRA A ARTE E O TALENTO

Na noite da última sexta-feira (10/07), o Espaço Cultural...

Intervilas de Futebol define campeão de 2026 neste domingo em Sete Quedas

Acontecem na tarde deste domingo, dia 12 de julho,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares