8 de maio de 2026

Agência de Mineração interdita barragem em Corumbá por falta de estabilidade

A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou a barragem Bacia 07 Alto da Serra, em Corumbá, por falta de estabilidade.

Outras três barragens foram interditadas em outras cidades do País, sendo a de Labourrie, no município de Calçoene (AP), Lagoa do Pirocaua, em Godofredo Viana (MA) e Barragem do Serginho, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT).

De acordo com a agência, no dia 31 de março se encerrou a campanha de entrega da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) de 2021.

Últimas notícias

A entrega desta declaração é obrigatória para o funcionamento de todas as estruturas que fazem parte da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e precisa ser feita duas vezes no ano.

A DCE é elaborada pela própria empresa e precisa ser enviado à Agência Nacional de Mineração duas vezes ao ano: em março, do dia 1º ao dia 31, e em setembro , do dia 1º ao dia 30.

Na primeira etapa, quem declara a DCE e atesta a estabilidade é o empreendedor, que pode fazê-la na própria empresa ou contratar uma consultoria externa.

Na segunda entrega, a empresa é obrigada a contratar uma consultoria externa.

Quando o empreendedor não entrega a DCE, o sistema gera automaticamente uma multa, e a barragem é interditada.

Trinta e nove barragens já estavam interditadas desde a última campanha, em setembro de 2020. Ao todo, são 43 barragens interditadas no Brasil por falta de estabilidade.

De acordo com a ANM, o número de interdições vem decrescendo desde que o resultado da campanha foi divulgado.

Das 438 barragens atualmente inseridas na PNSB, 395 têm DCE atestando a estabilidade, 32 entregaram a declaração não atestando a estabilidade das estruturas e 11 não enviaram o documento no período legal, o que pressupõe não terem a estabilidade atestada.

Essas últimas são automaticamente interditadas.

Em setembro do ano passado, 45 barragens não cumpriram os quesitos de estabilidade.

Mato Grosso do Sul concentra um total de 16 barragens que armazenam resíduos de atividade mineradora. Todas elas estão localizadas no município de Corumbá, mais precisamente no Maciço do Urucum.

A manutenção de cada estrutura é de responsabilidade das empresas, enquanto o Poder Público deve fiscalizar a segurança das barragens.

 

Populares da Semana

Praça do Itaipu foi licitada pelo Governo de Mundo Novo nesta terça-feira

#Infraestrutura #EsporteLazer A Praça do Itaipu – nomeada de Polo...

Operação prende líder de esquema milionário de fraude tributária em MS

Empresas simulavam a venda de grãos para outros Estados,...

UEMS abre 630 vagas para quem já tem diploma e quer uma segunda graduação

Último dia de inscrição das 630 vagas para portadores...

Tereza Cristina representará ruralistas em conciliação com indígenas no STF

A senadora Tereza Cristina (PP) foi escolhida pelo presidente...

Homens são presos com bitrem carregado com mil caixas de cigarros em Guaíra

Uma carreta bitrem carregada com cigarros foi apreendida na...

Artigos Relacionados

Categorias Populares