27 de agosto de 2026

Confira o resultado da primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado em 2022

A corrida eleitoral de pré-candidatos ao Governo do Estado já está em andamento.  Começaram as articulações para as eleições de 2022 entre políticos e partidos em Mato Grosso do Sul. A população deverá escolher um novo nome para governar o Estado. A disputa que ainda parece ser distante merece atenção, pois o atual Governador do Estado Reinaldo Azambuja está no seu segundo mandato e não pode concorrer novamente.

O Instituto Ranking, realizou o primeiro levantamento pré-eleitoral de 2022. Em 2018, a Ranking foi o único Instituto a acertar que haveria segundo turno em Mato Grosso do Sul e a cravar o resultado para Governador e Presidente da República. Na última eleição de 2020, o Instituto realizou pesquisas em 51 municípios onde obteve o maior número de acertos no Estado.

Pesquisa

Na primeira simulação, por meio de consulta espontânea, Puccinelli lidera com 6,35% e abre pouco mais de dois pontos para Rose (4,06%), que tem ainda nos seus calcanhares, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (sem partido) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a deputada federal licenciada Tereza Cristina. O ex-governador Zeca do PT é o quinto nas preferências, com 2,24%, superando o senador Nelsinho Trad (PSD), que vem com 2,06%.

O próximo é o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), com 1,53%, seguido a curta distância pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 1,47%, e pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), com 1,18%. Também com índices acima de um ponto aparecem o vice-governador Murilo Zauith (DEM) e o ex-senador Delcídio do Amaral (PTB), com 1,06%.

Com menos de 1% completam a lista Simone Tebet, Ricardo Ayache, Carlos Marun, Soraya Thronicke, Reinaldo Azambuja (que não pode mais ser candidato), Waldeli dos Santos e Cris Duarte. Os demais nomes citados alcançaram 1%, enquanto 66,99% é o total de indecisos, dos que votam nulo ou em branco e dos que não sabe ou não responderam.

ESTIMULADA 1

A Ranking apresentou dois cenários de simulações com perguntas estimuladas. No primeiro cenário, Puccinelli está na ponta, com 9,18% das intenções de voto. Rose, com 7,00%, pontua dentro da margem do empate técnico. O terceiro é o Juiz Odilon (4,24%), empatado com Tereza Cristina (4,12%), Nelsinho (3,71%), Riedel (3,59%) e Zeca (3,06%). No patamar dos dois pontos vêm Mandetta (2,82%), Marquinhos (2,18%), Zauith (2,06%), Simone (1,65%), Delcídio (1,41%), Soraya (1,00%). Os demais não chegam a 1%. Não souberam, não responderam, estão indecisos ou declararam votar em branco ou anular o voto 50,16%.

ESTIMULADA 2

No segundo cenário estimulado das intenções de voto, somente com nove nomes, a dianteira é também de Puccinelli: 12,06%. Em seguida estão: Rose (9,18%), Nelsinho (6,29%), Riedel (5,82%), zeca (3,65%), Zauith (3,18%), Ayache (2,12%), Delcídio (1,94%) e Soraya (1,47%). Brancos, nulos, indecisos, não sabem e não responderam são 54,19%.

REJEIÇÃO ESTIMULADA

A Ranking apurou, ainda com respostas estimuladas, que Zeca (12,35%) e Puccinelli (10,12%) são os líderes em rejeição. Também com pontuações consideráveis para a pergunta sobre em quem o eleitor não pretende votar aparecem Delcídio (9,18%) e Nelsinho (8,53%). Completam a lista Marcelo Bluma (do PV, 7,06%), Soraya (6,24%), Marquinhos (5,00%), Juiz Odilon (2,41%), Mandetta (2,12%), Simone (2,00%), Capitão Contar (PSL, 1,94%), Zauith (1,82%), Ayache (1,65%), cris Duarte (1,53%), Rose (1,41%), Riedel (1,24%), Sérgio Harfouche (PSC, 1,18%), tereza Cristina (1,06%) e Waldeli (1,00%). Não sabem, não responderam, estão indecisos e anulam o voto ou votam em branco 22,16%.

A CONSULTA

A amostragem foi obtida entre os dias 20 e 26 de fevereiro com 1.700 entrevistas por telefone sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), em 20 municípios de Mato Grosso do Sul:  Campo Grande (44.10% das consultas), Dourados (11.6%), Três Lagoas (5.8) Corumbá (5,2%) Ponta Porã (4,7%) Naviraí (2.7%), Nova Andradina (2.6%), Aquidauana (2.5%), Sidrolândia (2.3%), Paranaíba (2.2%), Maracaju (2.0%), (Coxim (1.9%), Amambaí (1.9%), Rio Brilhante (1.9%), Caarapó (1.5%), Costa Rica (1.5%), São Gabriel do Oeste (1.5%), Miranda (1.4%), Ivinhema (1.4%) e Aparecida do Tabuado (1.3%).

As pessoas consultadas tiveram no momento das entrevistas as mesmas chances de serem sorteadas para responder ao questionário. O intervalo de confiança de 95% e a margem máxima de erro em 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Populares da Semana

Após perseguição, motorista abandona carro com mais de 32 mil maços de cigarros

Uma caminhonete Chevrolet S-10, com placas do Paraná, foi...

Declarações do Imposto de Renda começam nesta quarta-feira; quem deve declarar?

O prazo para a entrega do Imposto de Renda...

Entrada e saída para Tacuru, foi readequada e revitalizada dando novo visual para a região

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria de...

Representantes do Sicred visitam o Executivo Municipal de Guaíra

No último dia 13, o Executivo Municipal recebeu a...

Diplomados os eleitos em Sete Quedas

Nesta sexta-feira 13, no Plenário da Câmara Municipal de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares