28 de outubro de 2026

Interior de MS lidera letalidade por coronavírus e taxa chega a 28% em idosos

Das dez cidades com maior letalidade por coronavírus em idosos com 60 anos ou mais, sete são do interior de . A cidade com maior taxa é Ponta Porã, com 28,4% de letalidade considerando o grupo – no município a 312 km de Campo Grande, praticamente uma cada três idosos que pegam  morre .

Ponta Porã registrou, ao todo, 193 casos confirmados em idosos até a última sexta-feira (15). Assim, 55 pessoas com 60 anos ou mais faleceram em Ponta Porã devido à doença.

A verificação foi realizada pelo Jornal Midiamax, com base nos microdados disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Lembrando que a letalidade é calculada pela divisão do número de óbitos pela quantidade de casos registrados.

Com apenas um óbito registrado nessa faixa etária, Anaurilândia é o segundo município com maior letalidade. Na cidade, a taxa é de 25% e foram confirmados quatro casos de  em idosos. A terceira colocada é Alcinópolis, com 20% de letalidade, 10 casos e duas mortes registradas em pessoas com 60 anos ou mais.

Seguindo ordem decrescente, Paraíso das Águas registrou 19 casos em idosos e desses, nove faleceram. Assim, a taxa de letalidade da cidade é de 15,7%

Idosos são os mais afetados em MS

Vale lembrar que, apesar de não fazerem parte da faixa etária com mais casos de coronavírus, idosos são os mais afetados pela doença. Na estatística geral, o grupo corresponde a 12,9% do total de infectados. Entretanto, pacientes com mais de 60 anos são os que mais falecem devido ao novo coronavírus.

Neste universo, considerando idosos com mais de 75 anos – grupo prioritário para vacinação no país -, a taxa de letalidade é de 22,5%. Ou seja: quase 1/4 dos pacientes nesta faixa etária em MS perderam suas vidas desde o início da pandemia.

De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Midiamax, com dados da SES, 4.319 pessoas nesta faixa etária já foram infectadas até a quarta-feira (13). Dessas, 975 faleceram devido à doença, o que representa a estatística de 22,5% em taxa de letalidade.

Em MS, pessoas de 30 a 39 anos são mais infectadas por coronavírus. São 33.397 desde o começo da pandemia. No entanto, a taxa de letalidade dessa faixa etária é de 0,2%. O índice é 112 vezes menor do que a letalidade de idosos com 75 anos ou mais.

No Estado, a letalidade para idosos no geral é de 10,95%. Ou seja, das 18.107 pessoas com 60 anos ou mais que já foram infectadas por coronavírus, 1.983 vieram á óbito. Quando isolado os óbitos de pessoas de 60 a 74 anos, a letalidade é de 7,3%. Estes também devem ser vacinados como prioridade, em rodadas posteriores.

Populares da Semana

Itaquiraí registra 1º óbito por covid-19 e MS chega a 42ª vítima

Um paciente renal crônico de Itaquiraí, em Mato Grosso...

Em MS, Bolsonaro teve 52% e Lula 39% dos votos à Presidência da República

Em Mato Grosso do Sul o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito no...

Naviraí – Nota ao Servidor Público – Ticket Alimentação

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Administração,...

Educação de Iguatemi promove curso de primeiros socorros para professores e funcionários

Fonte-Kidão Ascom/IGT A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal...

Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início em Guaíra

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na...

TJ/MS reinaugura Fórum de Eldorado

O Tribunal de justiça de Mato Grosso do sul,...

Partido Republicanos de MS celebra fortalecimento e mira crescimento ainda maior

O partido Republicanos de MS celebra um crescimento considerável...

Câmara de Japorã elegeu Mesa Diretora para o biênio 2027/2028

A Câmara de Vereadores de Japorã realizou eleição para...

Mundo Novo institui REFIS 2026 com descontos de até 100% em juros e multas

#mundonovo O Governo de Mundo Novo instituiu o Programa de...

Paulo Corrêa é homenageado com a Comenda do Mérito Judiciário do Trabalho pelo TRT-24

Em reconhecimento à sua trajetória e à contribuição para...

Tempo vira em MS e quarta-feira pode ter chuva forte e granizo

Máxima na Capital será de 27°C, com rajadas de...

Neto de ex-prefeito de Dourados morre após engasgar com pedaço de carne

Morreu na noite de segunda-feira (26/10), em Dourados, o...

Artigos Relacionados

Categorias Populares