29 de outubro de 2026

Vaga para aposentado chegou uma hora antes de sua morte

No domingo, um idoso de 66 anos morreu sem conseguir ser transferido para uma UTI com máquina de hemodiálise. 

O aposentado Alcides Cavéquia foi internado na Santa Casa de Naviraí com Covid-19. Mesmo intubado, ele necessitava de cuidados específicos em leitos de UTI com o equipamento, o que não conseguiu. 

Ele pode ter sido a primeira vítima da doença a morrer sem o atendimento adequado . A Secretaria de Estado de Saúde (SES) nega a falta de leitos.

A reportagem oferece a SES para saber os motivos da demora para encontrar o leito. A secretaria confirmou a demora, que chegou a 38 horas – a vaga só foi encontrada uma hora antes da morte do paciente, quando ele já estava em estado gravíssimo e não tinha condições de transporte.

“No dia 8 de janeiro o estado de saúde do paciente agravou, quadro de insuficiência renal aguda. Sendo necessário, a partir de então, um leito de UTI com hemodiálise. O Hospital de Naviraí solicitou transferência para a Central de Regulação de Dourados às 18h08min do dia 08 de janeiro, solicitando um leito de UTI em Hospital de maior complexidade “, diz trecho da nota enviada pela pasta.

“A Central de regulação de Dourados tentou outras centrais em outros municípios para assegurar a transferência, no entanto, a vaga só foi disponibilizada pelo Hospital Universitário de Dourados, 38 horas após a solicitação, às 7h53min, de 10 de janeiro. O Paciente faleceu às 7h53min, de 10 de janeiro. 8h45min de 10 de janeiro, não sendo realizada a transferência ”.

A família contou à reportagem que havia conseguido uma vaga para o idoso em Três Lagoas, entretanto, quando já estava quase tudo certo, a transferência foi negada. Sobre isso, a SES afirma que solicitou o nome do médico responsável que havia autorizado o download, mas isso não foi informado.

“Segundo a ficha do paciente, às 16h do dia 09 de janeiro, uma família informou aos médicos do Hospital de Naviraí que conseguido por meio de acordo familiar uma vaga no Hospital de Três Lagoas”, continua a secretaria.

“Entretanto, quando a equipe questionou o nome do médico em Três Lagoas, a família não quis informar o nome nem os detalhes para que fosse checada a veracidade da informação”.

De acordo com uma das filhas de Alcides, Karla Cavéquia, a autorização veio do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, e não foi fornecido um nome para contato.  

“O NIR [Núcleo Interno de Regulação] me informou que havia uma única vaga. Ainda perguntei se era leito com hemodiálise e a pessoa que me atendeu disse que havia sim essa única vaga. Ainda me explicou como eu faria para consegui-la. E disse que eu poderia não conseguir, por conta da procura por vagas “.

“E se alguém chegasse na frente, eu perderia. Por isso, eu fiz de tudo para conseguir transferir o mais rápido possível. Tentei de tudo depois que recusaram a vaga, eu liguei de novo no hospital e disse que não havia mais vaga disponível. Não sei se foi preenchido. Não foi acordo familiar. Foi informação do hospital de Três Lagoas. Não me passaram protocolo nenhum da informação ”, contestou.  

Ainda segundo a secretaria, no Estado, dos 274 leitos de UTI para Covid-19, 171 possuem equipamento para hemodiálise. Porém, nenhum deles está disponível em Naviraí.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio as vagas de leitos em Mato Grosso do Sul ficam disponíveis no Complexo Regulador Estadual (CORE), sistema controlado pela administração do Estado.

No caso de Naviraí, a cidade do aposentado, a primeira referência é Dourados, seguido por Campo Grande e depois Três Lagoas. 

“Essa ordenação por disponibilidade de leitos ninguém intervém. Os médicos regulam essas vagas e os secretários, prefeitos e pacientes não intervém nessas regulações”, afirmou Fúrio.

Populares da Semana

Prefeitos Léo e Paulão recebem membros da Itaipu e Chico Piroli, presidente do CONISUL

Os prefeitos Aguinaldo dos Santos-Léo (Eldorado) e Paulo César...

Paulo Corrêa prestigia ato de Malaquias e Aninha

Em Japorã os candidatos a prefeito e vice pelo...

É hoje! Semana da Pátria começa em Guaíra com programação cívica e cultural

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Mesmo com pandemia, produção industrial alcança melhor resultado desde setembro de 2010

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus instalado desde...

Na Assembleia, Riedel discute projeto para antecipar reestruturação do Governo

Governador eleito para comandar o Estado nos próximos quatro...

TJ/MS reinaugura Fórum de Eldorado

O Tribunal de justiça de Mato Grosso do sul,...

Partido Republicanos de MS celebra fortalecimento e mira crescimento ainda maior

O partido Republicanos de MS celebra um crescimento considerável...

Câmara de Japorã elegeu Mesa Diretora para o biênio 2027/2028

A Câmara de Vereadores de Japorã realizou eleição para...

Mundo Novo institui REFIS 2026 com descontos de até 100% em juros e multas

#mundonovo O Governo de Mundo Novo instituiu o Programa de...

Paulo Corrêa é homenageado com a Comenda do Mérito Judiciário do Trabalho pelo TRT-24

Em reconhecimento à sua trajetória e à contribuição para...

Tempo vira em MS e quarta-feira pode ter chuva forte e granizo

Máxima na Capital será de 27°C, com rajadas de...

Neto de ex-prefeito de Dourados morre após engasgar com pedaço de carne

Morreu na noite de segunda-feira (26/10), em Dourados, o...

Artigos Relacionados

Categorias Populares