9 de agosto de 2026

Resende diz que Estado tem seringas e agulhas suficientes para iniciar vacinação

Com a divulgação dos resultados e o pedido de autorização temporária para uso emergencial da vacina Coronavac, a expectativa é que a imunização cosmética ainda neste mês. Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que Mato Grosso do Sul tem seringas e agulhas suficientes em estoque para a vacinação.

“Seringas e agulhas já temos em quantidade suficiente, tanto no estoque da secretaria, quanto também anúncio o levantamento dos estoques das secretarias municipais dos 79 municípios do nosso Estado, e estamos no processo de aquisição de seringas e agulhas e outros insumos para que a gente tenha ao longo desse processo de imunização, que vai consumir vários meses “, afirmou Resende.

Conforme Resende, não é possível afirmar uma data para início da aplicação das vacinas, nem a quantidade de doses que o Estado irá receber.

“Isso vai depender do Ministério da Saúde, vai depender da remessa do quantitativo dessas vacinas que o Ministério há de fazer. A fala do general Pazuello [ministro da Saúde] foi bastante clara, que nós vamos receber simultaneamente, ou seja, no mesmo tempo que outros estados, o quantitativo proporcional a nossa população “, disse Resende, em ao vivo nesta sexta-feira (8).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) hoje, o pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina CoronaVac. 

A solicitação foi feita pelo Instituto Butantan, que conduz os estudos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa Sinovac no Brasil.

Enquanto aguarda a aprovação da Anvisa, o governo já tem definida uma força-tarefa para distribuição das vacinas quando elas são encaminhadas ao Estado.

“Nós criamos aqui a logística, com a construção de uma força-tarefa, que nós haveremos de disponibilizar em apenas 48 horas para todos os postos de vacinação do Estado, e serão quase 600 postos de imunização nos 79 municípios, as vacinas, para que elas podem ser feitas também no mesmo tempo que se faz aqui na Capital, em qualquer cidade do Estado “, explicou o secretário.

A distribuição será feita com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e equipes da Secretaria Estadual de Saúde e outras secretarias e órgãos do governo. Todas as pessoas que atuarão no esquema já foram treinadas, segundo Resende.

Ainda conforme o secretário, quando como as doses disponíveis disponíveis, a imunização será feita aos sábados, domingos e feriados, para atingir o maior número possível de pessoas do público prioritário.

Uso emergencial

A meta da Anvisa é fazer uma análise do uso emergencial em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo pode ficar pendente de informações, a serem identificados pelo laboratório.

Para fazer a avaliação, a Anvisa vai usar as informações junto com o pedido e também os dados já analisado por meio da Submissão Contínua. 

Uma análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar e envolve especialidades das áreas de registro, monitoramento e supervisão.

Ontem (7), o Ministério da Saúde anunciou a assinatura do contrato com o Instituto Butantan para aquisição até 100 milhões de doses da vacina CoronaVac para este ano.

O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outros 54 milhões de doses posteriormente.

Populares da Semana

Dois são presos com mais de 300 kg de maconha em matagal

Dois rapazes, de 24 e 26 anos, foram presos...

Prefeitura de Naviraí retomará cirurgias eletivas a partir da segunda quinzena de novembro

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí informou...

PF prende no Paraná suspeitos de contrabandear produtos do Paraguai

Uma organização criminosa responsável por contrabandear para o Brasil...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares