7 de maio de 2026

Transparência nos recursos públicos destinados à pandemia coloca MS em destaque no ranking nacional

A transparência nos recursos públicos direcionados às ações de combate ao coronavírus elevou o patamar de Mato Grosso do Sul de 22º para o 5º lugar no ranking nacional. A divulgação no Portal Transparência Internacional (https://transparenciainternacional.org.br/) mostra uma avanço de aproximadamente 12 pontos.

O indicador revela um crescimento ainda mais expressivo do Estado considerando que a organização que avalia portais de transparência de todo o país adotou critérios mais rigorosos, anunciando inclusive que passará a acompanhar também doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.

O controlador geral do Estado, Carlos Girão, associa o resultado ao trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Estamos a um ponto da perfeição. Em primeiro lugar creio que é o reconhecimento a todo o esforço que o Estado teve para atender os requisitos considerados ideais pela transparência internacional na promoção da transparência com os gastos dos recursos destinados ao combate ao covid-19”.

Girão evidencia os critérios adotados pela instituição. “A metodologia é dinâmica, isso quer dizer que a cada avaliação são analisados novos requisitos. Isso só reforça o compromisso do nosso estado com a transparência, essa é a diretriz do Governo”.

Para a secretária de Administração e Desburocratização Ana Nardes, o trabalho divulgado no compras.coronavirus.gov.br iniciou logo após o início da pandemia e com o tempo houve melhora e otimização na divulgação dos dados. “O avanço de Mato Grosso do Sul no levantamento demonstra uma relação entre Governo e sociedade mais transparente e participativa. É também, sinônimo de muito trabalho das equipes envolvidas”.

Por fim, o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, comemora o indicador e revela o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. “Esta preocupação do Poder Executivo em apresentar ao público os dados dos gastos com a pandemia é a demonstração do comprometimento com a transparência, este indicador muito próximo à excelência mostra que em primeiro lugar deve estar o cuidado com o dinheiro público.

Ana Brito, Subcom
Foto Destaque : Chico Ribeiro

Populares da Semana

Corpo de empresário executado dentro de caminhão em Marechal Rondon é velado em Cascavel

O corpo do empresário Ederson Cross, de 42 anos...

Eldorado em Três Lagoas! Nossos atletas da Melhor Idade em busca do pódio

  A delegação de Eldorado está brilhando nos Jogos da...

Dono de conveniência assassinado por dupla matou cliente após discussão por dívida de R$ 200

O dono de uma conveniência, Lucas Andrade Menezes, de 27...

Município de Guaíra intensifica cuidados com estudantes por meio do Programa Saúde na Escola

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares