26 de setembro de 2026

Ceasa já desinfetou 110 carretas para evitar coronavírus “importado” de SP

Além das 14 barreiras sanitárias autorizadas para funcionar em estradas de Mato Grosso do Sul em pontos estratégicos das divisas, o Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) foi escolhido, junto com o Aeroporto Internacional de Campo Grande, para ser inspecionado diariamente por fiscais sanitários. Por ali, desde que a barreira sanitária começou a funcionar na madrugada de quarta-feira (1), 110 carretas, em média, foram higienizadas para evitar deixarem em Mato Grosso do Sul coronavírus importado de São Paulo.

Isso porque o Ceages (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na Capital paulista, é a principal fonte dos alimentos trazidos para serem comercializados nas madrugadas e manhãs do Ceasa em Campo Grande. São Paulo lidera o número de casos da doença causada pelo coronavírus, a Covid-19, e até quinta-feira (2) foram registradas 188 mortes e mais de 3.500 casos confirmados.

Fiscal sanitário utiliza EPI para higienizar carreta que chegou nesta madrugada ao Ceasa (Foto: Divulgação)
Fiscal sanitário utiliza EPI para higienizar carreta que chegou nesta madrugada ao Ceasa (Foto: Divulgação)

Na madrugada desta sexta-feira (3), 70 caminhões e carretas foram desinfectados. O horário em que as abordagens e inspeções ocorrem é durante o maior fluxo diário, das 0h até as 4h. Os EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) dos fiscais formam a única característica de um cenário de crise sanitária mundial, junto com as máscaras de comerciantes e funcionários do Ceasa.

Para lavar os veículos, utiliza-se uma mistura de álcool 90, água sanitária e água, e o produto passa por toda a carreta, cabine e pneus, a parte externa.

Como funciona – Além da vistoria da carga e limpeza do veículo, os fiscais analisam o documento do motorista e realizam entrevista para saber a origem da carga. A entrevista ocorre enquanto o veículo é higienizado pela equipe.

O Campo Grande News não foi autorizado a entrar no local da inspeção, mas por ali, ouve-se falar em confiança na medida. A sensação é de alívio, já que além de garantir que o abastecimento continue, a inspeção passa mais segurança aos consumidores e interfere diretamente na venda dos produtos.

No Ceasa, a vida continua, apenas com mais proteção (Foto: Henrique Kawaminami)

Os macacões e máscaras utilizados por quem lava os caminhões parecem terem saído de um filme de ficção científica, iguais aos utilizados no Aeroporto de Campo Grande. Nesta sexta-feira, ainda assim, a rotina está como em qualquer outro dia: muitas cores de legumes, frutas e verduras e volume normal de alimentos cujo destino final são os supermercados de todo o Estado.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Populares da Semana

Parceria entre Thalles e ministra Tereza garante escavadeira para Itaquiraí

A parceria entre a ministra da Agricultura, Pecuária e...

Primeira Loja Franca de Guaíra iniciou treinamento com os primeiros funcionários

O Município de Guaíra via Escola Técnica e Profissionalizante...

Dr. Lídio participa de reunião com reitores e alunos da Faculdade Anhanguera

O prefeito Dr. Lídio Ledesma, participou na noite dessa...

Câmara de Japorã vota hoje 4 importantes Projetos

A Câmara Municipal de Japorã, presidida pelo vereador Gabriel...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares